Processo nº 00554/2021
Parecer nº 498/2021 CEC/RS
O projeto “SARAU VOADOR - TUDO COM ELAS” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor.
A produtora cultural é DEBORAH FINOCCHIARO-ME, CEPC: 4380, com sede em Porto Alegre. O projeto concorre na área de Artes Integradas e não está vinculado à data fixa. O contador é Carlos Augusto Fleig CRC: 47901.
A equipe principal é composta pelos profissionais vinculados a produção e pelas artistas convidadas. Constam ainda como partícipes: Tomo Editorial, De Cultura, FM Cultura e Univates FM, como apoio cultural.
O projeto SARAU VOADOR – TUDO COM ELAS - pretende realizar 18 (dezoito) edições virtuais, conduzidas pela atriz e diretora Deborah Finocchiaro e pelo jornalista cultural Roger Lerina.
Serão 09 (nove) saraus dedicados à literatura, intitulado “A Palavra é Delas”, que receberá a cada edição uma convidada ao vivo, juntamente com a participação de três atrizes por meio de gravações em vídeo. E 09 (nove) saraus dedicados à música, intitulado “A Voz é Delas”, que receberá a cada edição uma cantautora (cantora-compositora) convidada ao vivo, juntamente com participação de duas musicistas (cantoras, compositoras , instrumentistas) por meio de gravações em vídeo.
A proposta envolverá mais de 70 profissionais entre equipe e convidadas e todas as transmissões serão ao vivo, através canal do Projeto SARAU VOADOR no Youtube e contará com a presença do artista visual Alexandre Carvalho através de live painting e tradução para LIBRAS.
Quanto a dimensão simbólica, a proponente informa que a iniciativa é inspirada em outro projeto já realizado pela mesma, porém com tema diferente, que é o “Sarau Voador - Literatura e Improvisos Transcriados”, que em seus três anos de atividades ininterruptas, com 30 edições presenciais realizadas em espaços culturais de Porto Alegre/RS, Gravataí/RS e Fortaleza/CE, reuniu mais de 100 artistas de diversas áreas, atingindo um público de mais de 3.000 espectadores, promovendo, junto com os convidados e o público, outros olhares e diferentes leituras sobre um determinado tema, obra ou criador. Para este projeto – TUDO COM ELAS - serão convidadas 18 cantoras e escritoras para participar ao vivo, aliadas a 45 participações que acontecerão através de vídeos gravados, onde levar-se-á em conta a diversidade e riqueza da produção artística das mulheres atuantes na cena local em diferentes linguagens (artes cênicas, música e literatura), os nomes dessas participações serão selecionados posteriormente.
Na dimensão econômica, o projeto reunirá diretamente 70 pessoas, esta quantidade de artistas e profissionais também foi pensada para contemplar o maior número possível de trabalhadores da cultura que tiveram sua renda drasticamente reduzida por conta da pandemia da COVID-19.
Sobre a dimensão cidadã, a iniciativa se propõe a incentivar o acesso a produtos culturais pela população, possibilitando que, espectadores independente de onde residam, tenham acesso a uma programação cultural de alta qualidade. Inclusive a ideia de dividir as transmissões em duas frentes surgiu para oportunizar uma maior pluralidade cultural ao projeto, trazendo mulheres profissionais com trajetórias bastante distintas.
Considerando a importância da inclusão e da acessibilidade, e para aproximar a comunidade surda - que corresponde a 10 milhões de brasileiros - para trazê-la ao debate todas as edições contarão com tradução para LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).
Quanto a Metodologia, as lives serão produzidas ao longo dos 6 meses do projeto e cada edição contará com uma artista convidada (inclusa na ficha técnica) além de participações, mantendo-se como equipe fixa das transmissões somente os apresentadores e o artista visual responsável pela live painting.
Realizadas de forma virtual, cada participante - assim como a equipe de edição do audiovisual - estará em sua residência, respeitando as medidas de isolamento social.
As lives serão transmitidas através do Canal YouTube Sarau Voador e o espectador poderá interagir a qualquer momento por meio de comentários feitos de forma simultânea.,
Cada edição terá divulgação e materiais gráficos produzidos especialmente para ela e possuirá em média duração 90 minutos. Será um encontro entre apresentadores e convidadas, que seguirão um pré roteiro que se divide em momentos de conversa sobre a trajetória profissional do convidado e breves apresentações de sua obra. As transmissões serão pela plataforma StreamYard e de forma síncrona (ao vivo), permitindo que o público interaja por meio dos comentários via YouTube, trazendo um caráter ainda mais dinâmico ao evento.
Além dos apresentadores e da convidada de cada edição, estarão presentes o artista visual Alexandre Carvalho e uma intérprete de Libras, promovendo assim a acessibilidade à comunidade surda. Em relação à democratização do acesso, as edições serão gratuitas e acessíveis a qualquer pessoa que possua internet e ficarão disponíveis no canal do Youtube Sarau Voador, pois serão gravadas.
É o relatório.
2. A proposta possui mérito cultural, promovendo a economia local que poderão gerar resultados positivos para além dos limites idealizados no projeto. No âmbito social oportuniza a fruição do fazer cultural com acesso gratuito, valorizando a produção artística e literária realizada por mulheres.
A metodologia é bem explicativa e a planilha orçamentária traz valores em sua maioria equilibrados, as diligências foram todas dirimidas, constam em anexo orçamentos, cartas de anuência dos participantes, cartas de apoio e portfólios.
Importante destacar a inclusão das artistas convidadas como parte da equipe principal.
3. Em conclusão, o projeto “SARAU VOADOR - TUDO COM ELAS” é recomendado para financiamento público em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 158.492,00 (Cento e cinquenta e oito mil, quatrocentos e noventa e dois reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de dezembro de 2021.
Mario Augusto da Rosa Dutra
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 11 de dezembro de 2021.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Nicolas Beidacki.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS