Processo nº 00609/2021
Parecer nº 120/2022 CEC/RS
O projeto “LEGADO LUSO-AçORIANO: IDENTIDADE, CULTURA E TRADIÇÃO. COMEMORATIVO AOS 250 ANOS DE PORTO ALEGRE” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto “LEGADO LUSO-AçORIANO: IDENTIDADE, CULTURA E TRADIÇÃO. COMEMORATIVO AOS 250 ANOS DE PORTO ALEGRE”, foi devidamente habilitado pela SEDAC-RS, sendo enquadrado na área da ARTES INTEGRADAS, sob coordenação da INSTITUTO CULTURAL PORTUGUÊS
Sobre o Projeto:
O “Legado Luso-Açoriano: Identidade, Cultura e Tradição - Comemorativo aos 250 anos de Porto Alegre 2022” consiste em um projeto de artes integradas que combina cultura, história e inclusão social para comemorar o aniversário de 250 anos da cidade de Porto Alegre. Atividades lúdicas e artísticas inspiradas na influência portuguesa desde a chegada dos Açores irão relembrar os porto-alegrenses da sua história e homenagear as pessoas que fizeram parte da trajetória da cidade.
O comemorativo aos 250 anos do aniversário de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, idealizado pelo Instituto Cultural Português, o Projeto “Legado Açoriano: 250 Anos de Porto Alegre: Identidade Cultura e Tradição - 2022” tem como propósito, comemorar a chegada dos 60 casais açorianos no território gaúcho, exaltando o legado deixado por portugueses, principalmente os provindos do Arquipélago dos Açores em 1752. As atividades previstas neste projeto irão aproximar da população portoalegrense sua história e darão foco a influência dos povos açorianos que existe ainda nos tempos atuais. Haverá uma divulgação especialmente enfatizada nas 17 zonas identificadas pelo orçamento participativo como norteadoras e carentes de ações culturais. Ações como exposição fotográfica e de arte, oficinas de artesanato com palha, cerâmica e escamas, oficinas de danças e músicas típicas luso-brasileiras fazem parte da programação. Em homenagem à cidade serão produzidas duas revistas Coasotica edição especial com a temática alusiva aos 250 anos do aniversário da cidade pela editora Caravelas. Serão convidados representantes oficiais da cidade de Porto Alegre, das casas Açorianas do estado e também virá um representante das comunidades Luso-Açorianas na América Latina, a fim de discutir a importância deste povoamento, como a identidade e o seu legado cultural.
Espaços públicos da cidade serão ocupados como ações de democratização de acesso, tais como a Casa de Cultura Mário Quintana, Shopping Total e Câmara de Vereadores de Porto Alegre com exposições fotográficas. Oficinas luso-brasileiras serão ministradas na Casa de Cultura Mário Quintana com um transporte exclusivo para trazer crianças de escolas públicas residentes nas 17 zonas identificadas pelo orçamento participativo como norteadoras e carentes de ações culturais. Estas também serão gravadas e disponibilizadas de forma online aumentando as possibilidades de acesso aos conhecimentos. Medidas de acessibilidades serão aplicadas para garantir que a sensação de pertencimento da história e da cultura da cidade de Porto Alegre inunde a todos. As revistas terão a sua versão em audiodescrição e na Mostra Luso-Açoriana haverá um intérprete de libras para todas as participações com falas. Este projeto agirá em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, tendo suas atividades incluídas no calendário oficial da cidade.
Posteriormente as imagens que foram usadas na mostra serão doadas para o museu do Instituto Cultural Português. As imagens fotográficas com a temática arquitetônica serão do fotógrafo gaúcho Rodrigo Horn Schneider, nascido e residente no estado do Rio Grande do Sul. Será um apanhado de cenas dos Açores, especificamente da Ilha de São Miguel, assim como de bens e prédios arquitetônicos em Porto Alegre que remetem ao seu legado açoriano. Ao todo estarão expostas 32 imagens impressas em adesivo de alta qualidade de material e impressão no formato 40x60cm, e aplicadas em uma base de pvc de 2mm no mesmo tamanho, sem molduras, para facilitar seu manuseio e aplicação com fita dupla face nos expositores, assim como proporcionar maior durabilidade e resistência para transporte e instalação das mesmas
Valor Habilitado: 292.734,79 (duzentos e noventa e dois mil setecentos e trinta e quatro reais e setenta e nove centavos) solicitados integralmente ao Sistema LIC-RS.
É o relatório.
2. Valorizando o legado histórico nas suas mais variadas manifestações, sendo as mais destacadas aqui: a música, a arquitetura, a fotografia, o projeto encontra seu mérito cultural na manutenção da memória e na ampliação do vínculo com a construção da identidade múltipla de um povo e uma região. Através de suas oficinas, de um projeto vasto de acessibilidade e da aproximação com o poder público (para a realização de falas, encontros e visibilidade) a proposta – desde a sua apresentação conceitual até as metas que pretende atingir – demonstra coerência e alinhamento entre dimensão poética e dimensão cidadã. Alternando seu projeto dentro da Casa de Cultura Mário Quintana, Shopping Total e Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a organização atinge um público diverso e se constitui como um evento multidisciplinar, democrático, acessível e com responsabilidade com o seu público, uma vez que – além de celebrar simbolicamente a memória - terá diversos mecanismos de inclusão social.
3. Em conclusão, o projeto “LEGADO LUSO-AçORIANO: IDENTIDADE, CULTURA E TRADIÇÃO. COMEMORATIVO AOS 250 ANOS DE PORTO ALEGRE” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 292.734,79 (duzentos e noventa e dois mil setecentos e trinta e quatro reais e setenta e nove centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de março de 2022.
Nicolas Beidacki
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 23 de março de 2022.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e Bianka de Freitas Biedrzycka Maduell.
Em razão do Of. Nº 030/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 20/04/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,82 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS