Processo nº 00584/2021
Parecer nº 502/2021 CEC/RS
O projeto “STUDIO AMPLIFICANDO VOZES” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto passou pela análise técnica do sistema Pró-Cultura sendo encaminhado a este Conselho nos termos da legislação em vigor.
A produtora cultural é AUSTRAL MARKETING E EVENTOS LTDA CEPC: 9776, com sede em Porto Alegre. O projeto concorre na área de MÚSICA e não está vinculado à data fixa.
A equipe principal é composta por Nitrosfera Produtora, Flávio André dos Passos Pessoa, Tonho Crocco, Fredi Chernobyl, Mutirão Produções Artísticas LTDA, Danilo Cutrim, Danieli Chagas Correa e Mandala Assessoria. O contador é Francisco Hypólito da Silveira CRC: 31.305.
O projeto STUDIO AMPLIFICANDO VOZES pretende selecionar e impulsionar a carreira de 15 (quinze) artistas ou bandas, lhes oferecendo gratuitamente através de encontros online, workshops de estratégia digital, produção musical, direito autoral, assessoria de imprensa e dicas sobre a importância de um “Label” (estilo musical). Além disso, dentre estes 15 artistas ou bandas, serão selecionados 3 (três) que terão, uma música produzida, gravada e distribuída nas plataformas de música online: Itunes, Aple Music, Amazon, Pandora, Spotify, Youtube, Deezer, Raphsody e Shazan. Será produzido também, um vídeo clipe da música em estúdio que será disponibilizado no Instagram e Youtube dos artistas ou banda, juntamente com um plano de mídia para suas redes sociais e assessoria de imprensa para o lançamento do “Single”. Finalizando com um ensaio fotográfico e um cachê artístico.
Para participar o artista ou banda deverá se inscrever escolhendo uma das duas categorias “Rap, Hip Hop ou Rock”, e enviar um vídeo tocando uma música autoral.
Todo o produto cultural, músicas e vídeos clipes serão distribuídos gratuitamente nas redes sociais do proponente e dos artistas.
Em sua dimensão simbólica, o proponente informa que a pandemia provocada pela COVID-19 distanciou artistas do contato com o seu público, fazendo com que estes buscassem novas formas de se expressar, e a internet se tornou o meio mais fácil para isso, onde artistas mostraram sua arte através de live, vídeos gravados e podcasts. Este isolamento também serviu para criar uma nova realidade para todos, artistas e público, e neste período muita coisa foi produzida contando este momento, através de composições, letras, melodias, que precisam sair do anonimato e ser mostradas ao público. Este projeto pretende fazer isso, em uma iniciativa inovadora vai qualificar e impulsionar carreiras de artistas e bandas através de workshops e mentorias, gerando oportunidade para estes, para que possam seguir a diante com sua arte e suas carreiras.
Na dimensão econômica, o projeto considera que os artistas e bandas assim como a maioria da classe artística, passaram e ainda passam por momentos difíceis com o cancelamento dos shows e eventos que são a sua fonte de renda. Este projeto visa movimentar a economia da cultura para estes artistas, dando-lhes qualificação e a oportunidade de terem uma mentoria com profissionais da área musical, que estão acostumados com a produção musical, a gerenciar e assessorar carreiras. O projeto também vai ajudar economicamente técnicos e demais envolvidos na realização deste, através da contratação de seus serviços especializados, mas não só isso, também proporcionando um produto cultural de qualidade para o público que será impactado com a realização deste projeto.
Quanto a dimensão cidadã, é destacado que todas estas ações gerarão oportunidade para estes artistas e bandas que poderão aproveitar para destacar sua arte e qualificar suas carreiras, apresentando e democratizando ao público informações sobre a sua produção artística musical. Promoverá também a formação de plateia para a cultura, promovendo a participação ativa do público nesse processo por meio das redes sociais, possibilitando ainda ver e rever os vídeos clipes e entrar em contato, mesmo que seja virtual, com os artistas e bandas. Quanto a democratização do acesso, todos os vídeos clipes e músicas serão disponibilizados gratuitamente nos perfis dos artistas para acesso irrestrito de qualquer lugar do mundo.
Quanto a metodologia, é informado que após a aprovação do projeto, será formalizado a captação de recursos junto a empresas patrocinadoras e em seguida criada uma Landpage para recebimento das inscrições, esta landpage será divulgada nas redes sociais, juntamente com as informações necessárias para a realização das inscrições.
Após o encerramento das inscrições a produção executiva juntamente com os curadores/mentores fará a seleção dos 15 (quinze) artistas ou bandas que receberão os workshops do projeto.
Após a primeira etapa de seleção e definido os 15 (quinze) artistas ou bandas, e após definidas as datas com os mentores, será iniciado os workshops online através da plataforma Zoom, sendo o de produção musical com Nitrodi, Tonho Crocco e Fredi Chernobyl; direito autoral com Danieli Correa; assessoria de imprensa com o pessoal da Pulso Comunicação e a importância de um “Label” (estilo musical) com os produtores musicais.
Os Workshops, exclusivos para os selecionados, serão realizados coletivamente e acontecerão um a cada dia.
A curadoria juntamente com os mentores selecionarão 3 (três), artistas ou bandas que receberão a produção musical e gravação de uma música no Estúdio Oroboro e terá o “Single” distribuído nas plataformas de música online. Após será realizada a gravação e produção de um clipe em estúdio, uma mentoria, um plano de mídia, uma assessoria de imprensa e um ensaio fotográfico para gerar material para suas divulgações. Os 03 artistas selecionados, receberão ainda, um cachê no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
Todas as atividades serão agendadas para dias diferentes para que possa dar o máximo de qualidade a cada um dos artistas ou banda, e para não gerar aglomeração nos estúdios.
É o relatório.
2. A proposta possui mérito cultural, promovendo a qualificação profissionais de artistas emergentes na cena cultural gaucha, que poderá gerar resultados positivos para além dos limites idealizados no projeto. No âmbito social oportuniza a fruição do fazer cultural com acesso gratuito. A equipe principal é formada por artistas experientes e reconhecidos por suas trajetórias.
A metodologia é bem explicativa e a planilha orçamentária traz valores em sua maioria equilibrados, as diligências foram todas dirimidas, constam em anexo orçamentos, cartas de anuência dos participantes, cartas de apoio e portfólios.
3. Em conclusão, o projeto “STUDIO AMPLIFICANDO VOZES” é recomendado para financiamento público em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 180.750,00 (Cento e oitenta mil, setecentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de dezembro de 2021.
Mario Augusto da Rosa Dutra
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 14 de dezembro de 2021.
Presentes: 24 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Rodrigo Adonis Barbieri, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim, Rafael Pavan dos Passos e José Airton Machado Ortiz.
Ausentes no Momento da Votação: Alexandre Silva Brito e Nicolas Beidacki.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS