Processo nº 00617/2021
Parecer nº 005/2022 CEC/RS
O projeto “GRANDES NOMES DA CULTURA POPULAR DE LAJEADO 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento pela LIC-RS.
1. O projeto está classificado na área de AUDIOVISUAL: Produção de vídeo, processo 617/2021, tendo como produtor cultural HIPNOTIZE PRODUCOES (CEPC 9563), tendo sede em Lajeado, cujo responsável legal é ANDERSON ASSIS LOPES, respondendo como Produtor e Diretor do programa. Participam Tago Serviços Turístico e Culturais na Coordenação do Projeto, Tassiana Röhrig na Coordenação de comunicação. A contabilidade está a cargo de José Alexander de Souza.
Metas:
Produção de 05 episódios com captação audiovisual/edição (aproximadamente 10 minutos de duração) com a presença de: Alex Lima - Música Popular (Rock Gaúcho); Stela Maris Reckziegel - Música Tradicionalista; Manoel da Silva - Carnaval de Rua; Antônio Lopes - Teatro; Mestre Karcará (Paulo Renato Narciso) - Capoeira.
Em suas dimensões simbólicas, cidadãs e da economia da cultura, o projeto destaca a divulgação dos episódios em canais variados, criando uma importante ferramenta de democratização dos diversos segmentos, movimentando economicamente a respectiva cadeia. O acesso aos produtos legendados será gratuito com veiculação por redes públicas de televisão, rádio e internet,
O projeto está orçado em R$82.350,00, solicitados ao Sistema LIC/RS.
É o relatório.
2. O projeto contempla o previsto pelo sistema LIC, com uma produção de caráter documental voltado para artistas e agentes culturais da região de Lajeado, sendo que, a cada episódio trará um “bate papo” mostrando o talento e a diversidade da cultura local.
Ao longo do processo, convém analisar a relação de custos entre produção e cachês, além de outros aspectos orçamentários, objetivando a otimização de custos para o seu melhor aproveitamento. No caso, a produtora HIPNOTIZE recebe a maior parte dos recursos, o que, eventualmente, pode resultar em desequilibrios que comprometam futuras propostas.
Que o projeto oportunize as três tecnologias de acessibilidade: audiodescrição, janela de libras e legendas para surdos e ensurdecidos. Proporcionando um conteúdo com inclusão e acesso.
Por fim, deverão ser atendidas as imposições sanitárias e regras de divulgação midiática.
3. Em conclusão, o projeto “GRANDES NOMES DA CULTURA POPULAR DE LAJEADO 1ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 82.350,00 (oitenta e dois mil, trezentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de janeiro de 2022.
Rodrigo Adonis Barbieri
Conselheiro Relator
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 11 de janeiro de 2022.
Presentes: 23 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Alexandre Silva Brito, Aline Rosa, Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Alice Inês Lorenzi Urbim, Daniela Giovana Corso, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva, Luis Antônio Martins Pereira, Mario Augusto da Rosa Dutra, Vinicius Vieira de Souza, Michele Bicca Rolim e Rafael Pavan dos Passos.
Em razão do Of. Nº 030/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária do dia 19/01/2022 e considerados prioritários.
Após a avaliação coletiva, que atribui o grau de prioridade aos projetos, o projeto é prioritário obtendo a nota final de 3,52 pontos.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS