Processo nº 00088/2022
Parecer nº 181/2022 CEC/RS
O projeto “DESBRAVANDO COM EL TOPADOR” é recomendado para avaliação coletiva.
1. O projeto “DESBRAVANDO COM EL TOPADOR” está cadastrado na área AUDIOVISUAL - Produção de vídeo. Trata-se da produção de uma web série com 04 episódios, que serão gravados no interior do Rio Grande do Sul, em pontos turísticos das cidades: PORTO XAVIER, ITAQUI, URUGUAIANA e SÃO BORJA, explorando tradição e folclore, música e visitas a patrimônio histórico. Os episódios ficarão disponibilizados no canal do Youtube do El Topador e o projeto contara com plano de comunicação, acessibilidade em libras e audiodescrição.
Composição da equipe principal: Antonio Jose Duarte Costaguta Eventos como produtor executivo, tendo como responsável legal Antonio Jose Duarte Costaguta. Muniz Produções como coordenador cultural, Marice Fronchetti como contadora.
___o valor proposto é R$ 210.940,00 (duzentos e dez mil, novecentos e quarenta reais) integralmente solicitado ao Sistema Pró-Cultura LIC RS.
É o relatório.
2. ___análise de mérito
O projeto DESBRAVANDO COM EL TOPADOR foi idealizado pelo Antônio Costaguta, mais conhecido como El Topador. Nascido e criado em Santana do Livramento, leva consigo o orgulho e a vivência de diversas experiências como o cultivo das tradições e costumes gaúchos.
Será uma web série de 4 episódios, cada um filmado em uma das quatro cidades citadas acima.
O proponente justifica que estas cidades foram escolhidas devido a sua conexão com o Rio Uruguai e cada cidade tem a sua peculiaridade, grandes histórias a serem contadas e locais emblemáticos a serem a visitados. Além destes locais, haverá um bate-papo e pocket show com artistas locais. Em Uruguaiana: o declamador Cabo Déco (Rafael Ovídio) e o músico Mauro Moraes. Em São Borja, Mano Lima. Em Porto Xavier, o CTG Corredor Missioneiro. Em Itaqui, João Sampaio e Silvestre Araújo. Todos com previsão de cachê.
O projeto está claro em suas justificativas, metodologia, documentações e orçamento. Foi realizada diligência para esclarecimento de dúvidas e solicitação de algumas definições que ainda estavam em aberto. Todas devidamente esclarecidas pelo proponente. O projeto é oportuno, valoriza locais históricos e turísticos e aspectos socioculturais de importância e relevância atemporais.
O projeto prevê disponibilização integral do conteúdo, gratuita e irrestrita, no canal do Youtube El Topador, que conta com 17 mil inscritos.
___dimensão simbólica
Desbravando com El Topador enaltecera a diversidade cultural do nosso estado e suas regiões, ao “explorar o interior do Rio Grande do Sul, com um olhar sensível, despretensioso e curioso, realizando registros em formato de documentário das práticas culturais e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações e formas de expressão da música nativista“.
___dimensão cidadã
A programação será divulgada nas mídias sociais do El Topador. Como citado anteriormente, o proponente contemplará acessibilidade universal. O projeto contribuirá para o aumento da autoestima das comunidades locais, levando informação, curiosidades e atrações artísticas, promovendo a fruição e inspirando a criação de novos projetos e empreendimentos com base na economia criativa e saberes locais.
___dimensão econômica
O projeto fomentará e incrementará a economia da cultura e do turismo do Rio Grande do Sul e das regiões onde se dará o projeto. Gerará oportunidade de trabalho, de músicos a técnicos, nas localidades onde a web série será produzida, fortalecendo também a cadeia produtiva cinematográfica, com a abordagem de conteúdos socioculturais e expressões artísticas.
3. Observações Gerais
__Acessibilidade Universal
Que o projeto contemple os recursos de acessibilidade universal. Portanto, deverá incluir: Legendagem Descritiva, Audiodescrição e Libras.
As gravações devem seguir as normas de segurança do trabalho: NR10 e NR35.
4. Em conclusão, o projeto “DESBRAVANDO COM EL TOPADOR” é recomendado para avaliação coletiva, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar R$ 210.940,00 (duzentos e dez mil, novecentos e quarenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de maio de 2022.
Daniela Giovana Corso
Conselheira Relatora
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
O Presidente, nos termos do Regimento Interno, somente votará em caso de empate.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão das 10h do dia 11 de maio de 2022.
Presentes: 15 Conselheiros.
Acompanharam o Relator os Conselheiros: Cristiano Laerton Goldschmidt, Léo Francisco Ribeiro de Souza, Elma Nunes Sant’Ana, Sandra Helena Figueiredo Maciel, Maria Silveira Marques, Nicolas Beidacki, José Francisco Alves de Almeida, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Lucas Frota Strey, Vitor André Rolim de Mesquita, Luciano Gomes Peixoto, Luiz Carlos Sadowski da Silva e Mario Augusto da Rosa Dutra.
Em razão do Of. Nº 152/2022 da SEDAC, os projetos recomendados por este Conselho foram submetidos à Avaliação Coletiva da Sessão Plenária Ordinária dos dias 05/05/22, 07/06/22, 15/06/22 e 12/07/22 considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Benhur Bortolotto
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS