Processo nº 00697/2023
Parecer nº 709/2023 CEC/RS
Projeto “UM TEMPO PARA MIM NAS ESCOLAS - 1ª EDIÇÃO - 2024” .
O Projeto UM TEMPO PARA MIM NAS ESCOLAS 1ª EDIÇÃO 2024, consiste em promover um ciclo de exibição e patê papos do curta metragem “Um Tempo para mim” de 21 minutos em escolas e espaços educativos em 5 regiões funcionais no RGS. Serão ao todo 20 exibições, 10 exibições em Escolas da Rede Públicas de Ensino e 10 exibições em Escolas Indigenas de comunidades Guarani. Essa iniciativa é a continuidade do projeto Um Tempo Para Mim realizado pelo edital Audiovisual Entre Fronteiras e envolverá atividades complementares, oficinas, workshop e palestra, com ênfase em promover a educação menstrual para professores e o público jovem, mas também agentes locais no caso da exibição em escolas de aldeias indígenas. O projeto terá 12 meses com o propósito de realizar uma ação onde o cinema e a educação convergem, promovendo a formação de público e fortalecendo a consciência sobre o tema e o Decreto Nº 11.432 de 08 de março de 2023.
Conceituação Temática – A temática é abordar a saúde menstrual, o ciclo reprodutivo feminino sob ótica de diferentes matrizes culturais. Os modos de cuidado, saberes e práticas que envolvem o período inicial em que ocorre a menstruação. O propósito do projeto tem cunho intercultural com um conjunto de atividades complementares às exibições, promovendo debates relevantes nas escolas públicas urbanas e a cultura indígena e a questão da menarca a partir da diferença cultural bem como instigar a curiosidade dos alunos e professores em observar e pesquisar o tema na própria cultura. Possibilita aprendizagem de ensino e criação de absorventes para mulheres nas oficinas.
Originalidade Inovação e Estética. Apresenta originalidade nas ações propostas com inovação propondo exibição de filmes, oficinas, palestras e Workshop online mediante inscrição para educadores de todo o estado que abordará o tema no sentido mais amplo trazendo aporte pedagógicos e lúdicos, sociais e históricos do tema para abordar em sala de aula.
Pluralidade, acessibilidade e inclusão, Apresenta em sua proposta a pluralidade por se tratar de alunos indígenas e não indigenas de escolas públicas, no entanto não houve a preocupação com PcDs, não garante plenamente o acesso de PcD e pessoas com necessidades especiais, além de não prever ações concretas de acesso às deficiências físicos, sensoriais e intelectuais.
Democratização do acesso - o projeto contempla plenamente, pois propõe ações efetivas para garantir o acesso democrático além da gratuidade.
Distribuição de valores - o valor do custo de divulgação excede 10% do total do projeto.
Investimento local/próprio - O projeto tem como única fonte recursos oriundos de incentivos fiscais.
Quanto a Relevância - o projeto não apresenta carta do Conselho Municipal de Cultura.
Oportunidade – o projeto não contempla plenamente a dimensão Simbólica, Cidadã e Econômica da Cultura, além de não conter metodologia e plano orçamentário do projeto bem delineados.
Viabilidade - não há carta de intenção de patrocínio.
Em conclusão, o projeto “UM TEMPO PARA MIM NAS ESCOLAS - 1ª EDIÇÃO - 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 13 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 19 de setembro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Celso Antonio Oliveira Fortes, Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Marcus Vinicius Jesus de Brito e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,53 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS