Processo nº 00777/2022
Parecer nº 795/2022 CEC/RS
Projeto “KIKO PRATA AO VIVO - 1ª EDIÇÃO - 2022” .
O projeto possui mérito cultural.
Pretende a realização da apresentação musical e de gravação ao vivo do músico Kiko Prata, multi-instrumentista e ex-vocalista da banda Mandala em comemoração aos seus 38 anos de trajetória artística, que segue em carreira solo e é também professor de técnica vocal.
O show será realizado no teatro do Sesc Canoas, que tem capacidade de 311 lugares para o público, local escolhido por ter acessibilidade para PcD cadeirantes, tanto na entrada do prédio, quanto no teatro, (inclusive no acesso ao palco e camarins) e banheiros. Também possui assentos destinados para o público obeso e estacionamento gratuito.
Kiko apresentará em seu repertório 20 músicas (todas letras em anexo) e também fará homenagens ao rock gaúcho. Contará com participações especiais de artistas consagrados no cenário musical gaúcho e nacional, como Tchê Gomes (TNT), Jacques Maciel (Rosa Tattooada), e Landau, de São Paulo. A apresentação musical de Kiko também contará com a participação especial de seu irmão mais novo e parceiro de longa data Mr. Juz, que também foi integrante da banda Mandala, e do amigo e guitarrista Henrique Militão, compositor da música “A Dama e o Coringa”, ambos de Canoas, e também com os músicos adicionais Jairo Borba (guitarra), Guigo Monteiro (baixo), Afonso Gaviraghi (guitarra) e Rogério Henrique (bateria).
O projeto é legitimado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Canoas.
Na dimensão econômica, o proponente afirma que a fim de oferecer sustentabilidade técnica em todo o seu processo, o projeto vai gerar mais de 30 empregos diretos e cerca 170 indiretos com suas contratações, ajudando a movimentar o turismo na cidade.
Dos 311 lugares do teatro, o projeto prevê a comercialização de 100 ingressos a 20 reais cada, totalizando 2 mil reais, mas não menciona de que forma será feita a comercialização dos demais ingressos, e também não há no projeto qualquer menção no sentido de gratuidade de ingresso ao público que garanta a democratização do acesso (diminuiu a pontuação em dimensão cidadã – democratização do acesso). A escolha da equipe técnica, segundo o proponente, se deu priorizando a diversidade de gênero e os artistas locais.
O valor solicitado e habilitado pelo SAT/Sedac é de 153.859,32 (cento e cinquenta e três mil, oitocentos e cinquenta e nove reais e trinta e dois centavos). Há uma carta de intenção de patrocínio sem quem o valor seja mencionado.
Em conclusão, o projeto “KIKO PRATA AO VIVO - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 153.859,32 (cento e cinquenta e três mil, oitocentos e cinquenta e nove reais e trinta e dois centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 22 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 22 de novembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 01/12/22 e 30/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS