Processo n.º 00071/2023
Parecer n.º 257/2023 CEC/RS
Projeto “ARTE EM CENA”.
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - ARTE EM CENA leva o universo Circense para dentro das Escolas Públicas. Serão oferecidas atividades diversificadas direcionadas a alunos, professores e comunidade. Uma das atividades propostas é o Espetáculo OS PERALTAS, que será realizado conforme segue: duas sessões (uma pela manhã e outra pela tarde), em cada uma das 5 Escolas contempladas. Estão previstas duas atividades formativas; oficina de mágica para estudantes da 6.º série fundamental e palestra de Formação Cultural, para professores e público interessado. Considero o projeto importante, pois promove a inclusão da arte no currículo escolar, este projeto valoriza e qualifica o ensino público. No entanto, para avaliarmos a atividade - Oficina da Arte para Crianças, é necessário complementar com informações, tais como; plano de aula, temática, objetivos e planilha de pagamento dos oficineiros.
Originalidade e Inovação Estética - A proposta apresenta originalidade, poucos projetos da LIC priorizam a ARTE-EDUCAÇÃO. Levar o universo do Circo para dentro das salas de aula da rede pública de ensino, ofertar a experimentação e vivência deste fazer artístico, incluir o corpo docente ativamente e incluir a comunidade no processo são ações inovadoras e transformam todos envolvidos em participantes ativos e comprometidos com o processo artístico.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O proponente escolheu realizar o projeto na rede pública de ensino por ser um local democrático por excelência, é ali onde todos estão incluídos, participando do processo de construção de uma sociedade mais humanizada, justa e diminuindo desigualdades. A escola é um ambiente onde todos frequentam diariamente, por isso, de alguma forma consegue satisfazer as necessidades de acessibilidade, garantem a pluralidade e inclusão.
Democratização do Acesso / Gratuidade - As atividades oferecidas pelo ARTE EM CENA são gratuitas e estão inseridas na comunidade onde será executado. Além disso, educar com esta potente ferramenta, a CULTURA, favorece a formação de uma sociedade onde e os cidadãos se reconhecem como protagonistas neste processo de construção. CULTURA E DEMOCRACIA são sinônimas.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - Os valores apresentados na planilha de custos valorizam o trabalhador da arte e da cultura, com cachês bem dimensionados. A maior rubrica está destinada aos artistas e equipes. No entanto, não foi informado na planilha o valor do pagamento das 40h dos serviços prestados pelos oficineiros. Os outros itens como; equipe de sonorização, iluminação, transporte, palestrante, divulgação, gráfica, alimentação estão em conformidade às atividades e serviços prestados dentro do projeto.
Investimento Local/Próprio - Possui 4500,0 de investimento próprio. Em conformidade com a última IN (01/2023), que desobriga o proponente a apresentar carta de anuência de patrocínio ou apoio, considero o item plenamente atendido.
Relevância: Considero o projeto ARTE EM CENA fundamental e relevante para o cenário da Cultura no RS. Projetos como este, que ofertam ARTE E CULTURA para a rede pública de ensino, auxiliam a mitigar os impactos da falta de políticas públicas na educação. São importantes também porque neste momento pós-pandemia, resgatam o convívio e o fazer artístico de forma presencial, recuperando um pouco do espaço perdido para a TV e internet no período Pandêmico.
Oportunidade: O projeto é OPORTUNO, executado em 5 cidades e dentro do conjunto de projetos que concorrem usualmente a LIC, é uma excelente maneira de uso de verba pública, pois foge totalmente de um formato de projeto que cada vez mais inunda estes editais: os projetos de feiras e festejos, que têm como objetivo principal gerar negócios e alavancar vendas, e por isso, são autossustentáveis.
Viabilidade: O projeto ARTE EM CENA é viável e necessário. O proponente possui experiência na realização de projetos, já executou projetos com incentivos da Lei Rouanet e possui um currículo que comprova sua atuação. O planejamento, a metodologia estão em conformidade com as atividades propostas no projeto.
O projeto ARTE EM CENA possui um papel social fundamental, pois leva a Arte Circense para dentro das escolas públicas. Oferece 3 atividades importantes: espetáculos OS PERALTAS, PALESTRA DE FORMAÇÃO CULTURAL e OFICINA DE MÁGICA PARA ALUNOS DA 6.º SÉRIE. Estas atividades são direcionadas para alunos, professores e comunidade onde serão desenvolvidas. Projetos como este, que ofertam ARTE E CULTURA para a rede pública de ensino, auxilia a mitigar os impactos da falta de políticas públicas e recursos destinados à educação. São importantes também porque neste momento pós-pandemia, resgatam o convívio e o fazer artístico de forma presencial, recuperando um pouco do espaço perdido para a TV e internet no período Pandêmico.
O ARTE EM CENA será executado em 5 cidades e dentro do conjunto de projetos que concorrem usualmente a LIC, é uma excelente maneira de uso de verba pública, pois foge totalmente de um formato de projeto que cada vez mais inunda estes editais; projetos de feiras e festejos, que têm como objetivo principal gerar negócios e alavancar vendas, e por isso, são autossustentáveis.
No entanto, é necessário complementar as informações referentes à OFICINA DE MÁGICA PARA CRIANÇAS, pois não constam no projeto o plano de aula e o valor do cachê dos oficineiros que ministrarão às 40h/aula, para facilitar o entendimento e avaliação desta atividade.
Em conclusão, o projeto “ARTE EM CENA” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 197.450,00 (cento e noventa e sete mil e quatrocentos e ciquenta reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 10 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Andrea Peres Barboza, Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00071/2023
Parecer nº 257/2023 CEC/RS
Projeto “ARTE EM CENA” .
Dimensão Simbolica:
Conceituação Temática - ARTE EM CENA leva o universo Circense para dentro das Escolas Públicas. Serão oferecidas atividades diversificadas direcionadas a alunos, professores e comunidade. Uma das atividades propostas é o Espetáculo OS PERALTAS, que será realizado conforme segue: duas sessões (uma pela manhã e outra pela tarde), em cada uma das 5 Escolas contempladas. Estão previstas duas atividades formativas; oficina de mágica para estudantes da 6° série fundamental e palestra de Formação Cultural, para professores e público interessado. Considero o projeto importante, pois promove a inclusão da arte no currículo escolar, este projeto valoriza e qualifica o ensino público. No entanto, para avaliarmos a atividade - Oficina da Arte para Crianças, é necessário complementar com informações, tais como; plano de aula, temática, objetivos e planilha de pagamento dos oficineiros.
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O proponente escolheu realizar o projeto na rede pública de ensino por ser um local democrático por excelência, é ali onde todos estão incluídos participando do processo de construção de uma sociedade mais humanizada, justa e diminuindo desigualdades. A escola é um ambiente onde todos frequentam diariamente, por isso, de alguma forma consegue satisfazer as necessidades de acessibilidade, garantem a pluralidade e inclusão.
Distribuição de Valores - Os valores apresentados na planilha de custos valorizam o trabalhador da arte e da cultura, com cachês bem dimensionados. A maior rubrica está destinada aos artistas e equipes. No entanto, não foi informado na planilha o valor do pagamento das 40horas dos serviços prestados pelos oficineiros. Os outros itens como; equipe de sonorização, iluminação, transporte, palestrante, divulgação, gráfica, alimentação estão em conformidade às atividades e serviços prestados dentro do projeto.
Relevância: Considero o projeto ARTE EM CENA fundamental e relevante para o cenário da Cultura no RS. Projetos como este, que ofertam ARTE E CULTURA para a rede pública de ensino, auxiliam a mitigar os impactos da falta de políticas públicas na educação. São importantes também, porque neste momento, pós pandemia, resgatam o convívio e o fazer artístico de forma presencial, recuperando um pouco do espaço perdido para a TV e internet no período Pandêmico.
O projeto ARTE EM CENA possui um papel social fundamental, pois leva a Arte Circense para dentro das escolas públicas. Oferece 3 atividades importantes: Espetáculos OS PERALTAS, PALESTRA DE FORMAÇÃO CULTURAL e OFICINA DE MÁGICA PARA ALUNOS DA 6° SÉRIE. Estas atividades são direcionadas para alunos, professores e comunidade onde serão desenvolvidas. Projetos como este, que ofertam ARTE E CULTURA para a rede pública de ensino, auxilia a mitigar os impactos da falta de políticas públicas e recursos destinados à educação. São importantes também, porque neste momento, pós pandemia, resgatam o convívio e o fazer artístico de forma presencial, recuperando um pouco do espaço perdido para a TV e internet no período Pandêmico.
No entanto, é necessário complementar as informações referentes à OFICINA DE MÁGICA PARA CRIANÇAS, pois não constam no projeto o plano de aula e o valor do cachê dos oficineiros que ministrarão as 40horas/aula, para facilitar o entendimento e avaliação desta atividade.
Em conclusão, o projeto “ARTE EM CENA” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 197.450,00 (cento e noventa e sete mil e quatrocentos e ciquenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
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