Processo nº 00696/2022
Parecer nº 657/2022 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL CAXIENSE DE MUSEUS - 2ª EDIÇÃO” .
Dimensão Simbólica- Conceituação temática Originalidade e inovação estética
O projeto proposto na sua dimensão simbólica promove a aproximação da comunidade com os espaços museais, incentivando a circulação, a visitação e a apropriação comunitária destes espaços, fornecendo subsídios humanos para a implantação futura de novos projetos unindo o público e privado ,incentivando a criação e o desenvolvimento de pensamento crítico e artístico, resgatando a preservação da memória destes espaços, aplicando a transversalização nas políticas culturais através de 30 ações e espetáculos segmentos variados de artes integradas.
Dimensão Cidadã - Pluralidade, acessibilidade e inclusão/Democratização do acesso gratuidade
Excelentes aspectos envolvendo medidas de acessibilidade, já que todas as atividades propostas são gratuitas, citado no projeto a presença de PPCI, intérprete de libras, conclui-se que estimula e contempla a pluralidade de etnias e gênero.
Dimensão econômica - Distribuição de valores e Investimento local próprio
Aspecto econômico bem distribuído, projeto sinaliza a contrapartida do município no valor de 8.500,00, apenas destaco a possibilidade de aumentar o valor para o profissional de intérprete de libras
Relevância: O projeto apresenta extrema relevância tendo em vista a realização de atividades que atingirão diferentes classes sociais, níveis econômicos e faixas etárias, aproximando a comunidade da periferia em vulnerabilidade social, mobilizando e incentivando jovens a conhecer e valorizar o patrimônio histórico integrando-o com diferentes manifestações artísticas.
Oportunidade: Ótimo planejamento e metodologia a ser utilizada no projeto, através da utilização de diferentes linguagens de artes integradas.
Viabilidade: O projeto não contém carta de intenção de patrocínio o que impede de obter a nota máxima, porém consta um valor de contrapartida do município, assim como a carta de anuência da cedência dos equipamentos culturais ,que serão utilizados nas atividades.
Observação: Na segunda coluna todas as notas permanecem iguais, aumentei meio ponto na viabilidade, pois as notas máximas na dimensão econômica justificam sua viabilidade.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL CAXIENSE DE MUSEUS - 2ª EDIÇÃO” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 169.050,00 (cento e sessentae nove mil e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 24 de outubro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 20 de outubro de 2022.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Nicolas Beidacki, Rodrigo Lentino Machado e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Vitor Mesquita e teve, como secretário, Nicolas Beidacki.
O projeto obteve a nota final de 4,86 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 31/10/22 e 16/11/22 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS