Processo nº 00757/2022
Parecer nº 707/2022 CEC/RS
Projeto “TEATRO PALAVRA” .
O projeto está bem fundamentado, nos limites da proposta de produção de conteúdo que evidencia os 165 anos do Teatro São Pedro ele merece nota máxima. Não entrarei no mérito do acesso da comunidade cultural local. O Teatro São Pedro é um patrimônio cultural dos gaúchos e é nosso dever preserva-lo. Mas é dever do Teatro facilitar o acesso da comunidade estadual, principalmente para os artistas locais. A criação de políticas de acesso são fundamentais em especial para essa entidade que capta altos valores de dinheiro púbico para sua manutenção. Considero que a comunidade artística local tem dificuldades para acessar o teatro São Pedro.
O projeto apresenta dois orçamentos de gráficas algo que sentimos falta em outros projetos.
A comissão de avaliação 03, deixa como sugestão aos proponentes e a Fundação Theatro São Pedro que faça uma melhor distribuição dos livros: dos 1.240 exemplares destinados para distribuição própria esses passem para 1000, disponibilizando mais 240 as entidades - BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS, PREFEITURAS DO ESTADO, ESCOLAS DE DANÇA, TEATRO E MÚSICA, ESCOLAS PÚBLICAS.
Passando o seguinte:
- LIVRO TEATRO PALAVRA - DISTRIBUIDO PARA INSTITUIÇÕES - BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS, PREFEITURAS DO ESTADO, ESCOLAS DE DANÇA, TEATRO E MÚSICA, ESCOLAS PÚBLICAS. 340 exemplares;
- Destinado para distribuição própria (esta cota ficará com a Fundação Theatro São Pedro para doação à visitantes, artistas, instituições, etc.) Theatro São Pedro 1000
Em conclusão, o projeto “TEATRO PALAVRA” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 142.520,00 (cento e quarenta e dois mil e quinhentos e vinte reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 26 de outubro de 2022.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 26 de outubro de 2022.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, João Carlos Salgado de Los Santos, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS