Processo nº 00795/2022
Parecer nº 740/2022 CEC/RS
Projeto “CHIMARRÃO COM OS MACACOS - 1ª EDIÇÃO - 2022” .
O projeto está classificado em LITERATURA: Impressão de livro, revista e outros. O valor solicitado pé de R$ 285.249,59. Possui carta de patrocínio de 100%. O projeto Chimarrão com os Macacos pretende editar dois livros infanto juvenis do escritor Edilson Carlos Guzzo, que em meio digital terão uma versão animada e uma versão com todos os recursos de acessibilidade (janela de libras, legendagem e áudio descrição), para serem disponibilizados gratuitamente em plataforma da internet – site de editora infantil e vídeos no You Tube. Os dois livros serão bilíngues – português e talian – e o conteúdo é relacionado a contos e causos escritos pelo autor gaúcho, descendente de imigrantes italianos. O projeto prevê a impressão de uma quantidade dos dois livros, que serão distribuídos gratuitamente em algumas escolas públicas e privadas de Sananduva, cidades da região e entidades que trabalham com cultura italiana Para além dos títulos aprsentados no portfólio da editora, a inclusão spocial por meio da língua está em concordância com os quisitos de pluralidade e democratização, bem como a relevância. A gráfica possui FSC.
Em conclusão, o projeto “CHIMARRÃO COM OS MACACOS - 1ª EDIÇÃO - 2022” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 285.249,59 (duzentos e oitenta e cinco mil, duzentos e quarenta e nove reais e cinquenta e nove centavos) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 05 de novembro de 2022.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 07 de novembro de 2022.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Nicolas Beidacki, Rodrigo Lentino Machado e Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Vitor Mesquita e teve, como secretário, Nicolas Beidacki.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS