Processo nº 00812/2022
Parecer nº 783/2022 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL BENTO - 3ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto possui mérito cultural.
O “Festival Bento” pretende a realização de seis apresentações artísticas proporcionando aos moradores da cidade de Bento Gonçalves e da região acesso à cultura de forma gratuita. Com isso, quer fortalecer a cadeia artística e ao mesmo tempo difundir a arte para o público em seis dias diferentes e com uma apresentação em cada data. Os shows, de diferentes ritmos musicais, serão os seguintes: Comunidade Nin-Jitsu, Nenhum de Nós, Elixir, Rock de Galpão, Partido de Primeira, Rosa Tattooada.
Segundo o proponente, será produzido um vídeo por espetáculo, totalizando seis. Esse material será utilizado para registro do momento das apresentações bem como para utilização pós-evento, e serão divulgados nas redes sociais.
A realização das seis apresentações acontecerão a céu aberto e em espaço de acesso gratuito a todos os públicos. O projeto, além de mexer com a economia da classe artística, contribuirá diretamente para a movimentação do comércio das redondezas do local de apresentação. As apresentações proporcionarão que um grande público, de diferentes classes sociais, faixa etária e gênero sejam contemplados. No local, terá espaço reservado para pessoas com necessidades especiais e idosos, com disponibilidade de cadeiras e locais em frente ao palco. Também haverá intérprete de LIBRAS e folder em braile.
À exceção da remuneração do contador, que deve ser melhorada, assim como os cachês dos grupos Elixir e Partido de Primeira (que também devem ser melhorados), que conferem certa desproporcionalidade na planilha orçamentária, há equilíbrio na distribuição dos demais valores distribuídos entre artistas, equipe técnica, produção, estrutura e divulgação.
O valor solicitado e habilitado pelo SAT/Sedac é de R$ 339.350,00 (trezentos e trinta e nove mil, trezentos e cinquenta reais) e o projeto possui uma carta de intenção de patrocínio no valor de 170 mil reais. Há uma carta de recomendação do Conselho Municipal de Cultura e outra de apoio da prefeitura municipal, disponibilizando os serviços de cadeiras, vigilância/segurança e limpeza do local. O proponente anexou o croqui do local de realização do evento. Houve uma série de diligências feitas pelo SAT/Sedac, todas respondidas pelo proponente.
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL BENTO - 3ª EDIÇÃO - 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 339.350,00 (trezentos e trinta e nove mil e trezentos e cinquenta reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 23 de novembro de 2022.
Informe:
Sessão realizada dia 24 de novembro de 2022.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto obteve a nota final de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 01/12/22 e 30/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS