Processo nº 01106/2022
Parecer nº 165/2023 CEC/RS
Projeto “PAIXÃO DE CRISTO DE MUÇUM 2023” .
O projeto Paixão de Cristo de Muçum, não vinculado a data fixa, tem previsão de realização para a Sexta-feira Santa no mês de abril de 2023. Está classificado em ARTES CÊNICAS: Teatro.
O projeto contempla a realização de espetáculo produzido há mais de 20 anos por um grupo de pessoas voluntárias, que se dedicam, anualmente, a encenar a Paixão de Cristo. Para a edição de 2023, o espetáculo contará com a participação de cerca de 80 pessoas, entre atores e produção, todos voluntários, moradores de Muçum e municípios vizinhos. O objetivo do projeto na LIC é melhorar e qualificar o espetáculo, com novos figurinos e cenários que, posteriormente, serão utilizados em edições futuras de espetáculos de Natal e Páscoa, realizados pela Associação Muçunense de Artes.
A proposta é tradicional e traduz o apego à religiosidade da cidade e da região. E atende aos requisitos das Dimensões Simbólica, Cidadã e Econômica. O proponente inclui recursos próprios e da Prefeitura. No entanto, perde nota no quesito de Viabilidade, por não incluir cartas de intenção de patrocínio. A relatora entende que o projeto é Relevante e Oportuno.
Em conclusão, o projeto “PAIXÃO DE CRISTO DE MUÇUM 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 182.887,01 (cento e oitenta e dois mil e oitocentos e oitenta e sete reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 25 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 26 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 4,44 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Conforme Resolução Interna 05/2022, os projetos foram submetidos à priorização de projetos nos dias 30/01/23 e 31/01/23 e, considerados não prioritários, retornam para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS