Processo nº 01131/2022
Parecer nº 157/2023 CEC/RS
Projeto “TODOS OS SINTOMAS 2023” .
DIMENSÃO SIMBOLICA: Conceituação Temática, O projeto " Todos os Sintomas", já se tornou um podcast, abraçado carinhosamente pela região noroeste, com uma linguagem fácil de ser compreendida, consegue atingir públicos variados e mantém um alcance alto em cada livre. As pessoas que são referências em cada assunto abordado, Santa Rosa é um berço de artistas, pessoas de dança, música e artistas conhecidos e reconhecidos com grandes passagens de vida para contar. Originalidade e Inovação Estética, O projeto não apresenta originalidade e nem inovação estética, pois são podcast, voltados a expressão cultural do município, pois apresentar com abordagem as linguagens e práticas artísticas.
DIMENSÃO CIDADÂ: Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão, O projeto adota medidas inclusivas, preza pela pluralidade, acessibilidade, pela afirmação étnica e de gênero ou orientação sexual. Na distribuição do conteúdo temos as legendas para que a comunidade surda e muda possa acompanhar toda a apresentação. Além do YouTube fornecer legendas automáticas através da sua plataforma. Democratização do Acesso / Gratuidade, O acesso ao projeto é de maneira gratuita através das redes sociais com grande presença de público online.
DIMENSÃO ECONOMICA. Distribuição dos Valores, O projeto não causa um impacto visível ou contundente na economia local, além destas 12 edições que pretende realizar de forma incentivada com foco nos agentes produtores, e o podcast realizará outras 36 edições durante o ano, com recursos próprios e de doações locais. Então se o projeto já tem recursos para realizar 36 edições, concluímos que a distribuição dos valores das 12 edições está com os valores elevados e fora de um contexto financeiro. Investimento Local / Próprio, O projeto não apresenta carta de intenção de patrocínios, recursos próprios do proponente, nem receitas previstas com a comercialização de bens e serviços, e um projeto recebe nota máxima de viabilidade e investimento local mediante apresentação de carta de intenção de Patrocínio em valor superior a 50%, do total solicitado ao financiamento da LIC.
RELEVÂNCIA (não apresenta declaração de interesse do conselho municipal de cultura);
OPORTUNIDADE (precisa uma avaliação contextual das disponibilidade de recursos e das prioridades);
VIABILIDADE ( não apresenta carta de intenção de patrocínio);
Em conclusão, o projeto “TODOS OS SINTOMAS 2023” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 284.380,01 (duzentos e oitenta e quatro mil, trezentos e oitenta reais e um centavo) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 24 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 24 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 3,14 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS