Processo nº 01069/2022
Parecer nº 176/2023 CEC/RS
Projeto “SÓTÃO DA FLOR – CANTIGAS” .
Sótão da Flor - Cantigas é um projeto de continuidade que visa produzir 12 novos vídeos da 3ª temporada da série Sotão da Flor. Os episódios terão como tema Cantigas, que serão resgatadas, revisitadas e resinificadas para um contexto contemporâneo. Já foram realizadas duas edições do projeto. O principal objetivo é produzir conteúdo de qualidade para o público infantil com caráter pedagógico. Salienta-se nesse projeto o “resgate de tradições e saberes antigos e tradicionais e o processo de ressignificação deles”. Nessa edição a proposição é “explorar o tema das Cantigas”. Esta edição terá uma atenção especial para a sonoridade, pois trata-se de temas ligado a linguagem da música. A ideia é resinificar as cantigas, conhecendo as suas origens, propondo um olhar novo, questionar preceitos e desenvolvendo o pensamento crítico, com utilização de uma linguagem apropriada para as crianças. Podemos salientar que a proposição contempla além do audiovisual, também as linguagens do teatro e da música, por tanto podendo ser classificado também como um projeto de linguagens integradas, ampliando o acesso de maneira plural e artística. Segundo o proponente, Sótão da Flor atende a pluralidade de gênero pois a maioria da equipe é formada por mulheres. Podemos considerar o projeto inclusivo por sua proposição de criar conteúdo de caráter formativo e pedagógico, estimulando o senso crítico e auxiliando na formação de plateia. Os episódios também contaram com o recurso de tradução em Libras – Linguagem Brasileira de Sinais. Os anos de experiência do grupo teatral são transportados para a plataforma digital com a postagem dos vídeos produzidos no canal Sótão da Flor no YouTube, ondo o público terá acesso de forma gratuita e haverá divulgação nas redes sociais do proponente. De modo geral o projeto apresenta uma boa distribuição de valores entre os diferentes profissionais envolvidos nas equipes de produção, técnica e artística. O projeto não é vinculado ao poder público municipal e não apresenta carta de anuência do Conselho Municipal de Cultura. O projeto é extremamente relevante por todas as suas características já mencionadas anteriormente nas dimensões simbólicas, cidadã e econômica. Deixando um legado importante através das narrativas que a personagem desenvolverá nos episódios audiovisuais que problematizarão as histórias contidas nas cantigas, auxiliando o público infantil a fazer uma reflexão sobre elas e buscar uma visão crítica das mesmas e de seus contextos narrativos. O projeto apresenta uma carta de Intenção de Patrocínio no valor de R$ 100.000,00 o que corresponde a 66,67% do valor do projeto.
Em conclusão, o projeto “SÓTÃO DA FLOR – CANTIGAS” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 25 de janeiro de 2023.
Informe:
O prazo para recurso somente começará a fluir após a publicação no Diário Oficial.
A liberação dos recursos solicitados em incentivos fiscais está condicionada à comprovação junto ao gestor do sistema do rígido cumprimento das normas de prevenção a incêndios no(s) local(is) em que o evento for realizado.
Sessão realizada dia 26 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Leônidas Fernandes de Barros, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS