Processo nº 01135/2022
Parecer nº 060/2023 CEC/RS
Projeto “TURNÊ BLUES BOX” .
DIMENSÃO SIMBÓLICA: Conceituação Temática, O BLUES, surgiu com os escravos no sul do EEUU, por volta de 1870, mostrava a expressão e o contorno de um povo desprezado, discriminado e sofrido. O ritmo do blues urbano nos dias de hoje tem o crescimento em clubes fechados e bares, tornando-se mais estridente, eletrificado é dissonante que o tradicional blues do surgimento no sul dos EEUU. Hoje tem a utilização de guitarras, teclados, percussão e baixo para acompanhar os cantores. Originalidade e Inovação Estética, O grupo Blues Box, quer fazer nesta turnê uma nova releitura do blues e apresentar durante o show esta rica história, que muitos não conhecem a origem do blues (o negro escravizado nas lavouras de algodão EEUU de 1870 que criou este gênero musical tocado mundialmente nos dias de hoje.
DIMENSÃO CIDADÃ: Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão, O projeto não apresenta como vai ser a pluralidade, acessibilidade e a inclusão, apenas relata que será realizado em praças, locais abertos, e que isto qualifica a proposta do projeto com uma ação cultural de descentralização. Democratização do Acesso/Gratuidade, Vai ser realizado em 3 comunidades do litoral norte do R.G.S., de forma gratuita o acesso e será apresentado em praça, apresenta carta de anuências do setor responsável pela autorização do uso da praça, das prefeituras de Xangrilá e Torres.
DIMENSÃO ECONOMMICA: Distribuição dos Valores, Nos itens da planilha de custo: 1,1 sonorização, 1,2 iluminação, 1.3 palco, 1.4 camarim, não apresentam orçamentos ( não observado pelo SAT), estes 4 itens da um valor de 43.12% do total do projeto (R$88.500,00); os demais itens estão adequados com o mercado. Investimento Local/Próprio, Não apresenta carta de patrocínio, recursos próprios, comercialização e receitas de prefeituras, somente solicita o financiamento do sistema LIC/RS.
Observação: O projeto TURNE BLUES BOX, foi avaliado em Agosto de 2022, e recebeu a nota 2,75, sendo assim o proponente não se propôs a fazer a correção de acordo com a primeira avaliação, apontada pelo conselheiro e a comissão da época.
Em conclusão, o projeto “TURNÊ BLUES BOX” é recomendado para financiamento público, em razão de seu mérito cultural, relevância e oportunidade, podendo captar até R$ 205.195,00 (duzentos e cinco mil e cento e noventa e cinco reais) junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 16 de janeiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 17 de janeiro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Rodrigo Lentino Machado, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota final de 3,50 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Os projetos cuja nota for inferior à nota do último classificado na lista de espera, por não terem mais chances de serem priorizados, terão sua tramitação no conselho encerrada.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS