Processo n.º 00007/2023
Parecer n.º 242/2023 CEC/RS
Projeto “TURNÊ CONCERTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS O SOM DO CORAÇÃO - 4ª EDIÇÃO - 2023”.
O Projeto TURNÊ CONCERTOS DIDÁTICO/PEDAGÓGICOS O SOM DO CORAÇÃO – 4ª Edição – 2023 propõe uma turnê em seis cidades: Caibaté, Catuípe, Roque Gonzales, Santo Ângelo, Guarani das Missões, e Santo Antônio das Missões são todas próximas ao município de Santo Cristo localizado na Região Noroeste e Região das Missões no Estado do Rio Grande do Sul, as apresentações ocorrerão nas Igrejas Matriz desses Municípios. O Coral da E.E.de Educação Básica Leopoldo Ost – ELO como é conhecida, o grupo foi criado há cerca de 15 anos, tem primado pela música em sua base curricular, com diversas formas de incentivos à iniciação musical tendo como mecanismo que retiram crianças e jovens das ruas, da inércia e da vadiagem e os colocam nos palcos diversas gerações de estudantes já despertaram o gosto pela música. O grupo de canto coral, formado por crianças e jovens estudantes, que realiza shows na comunidade e região com um repertório variado que contém cantos religiosos, natalinos, MPB, Bossa Nova, músicas dos anos 80, Folclore Gaúcho, Música dos Beatles, e Clássicos entre outros que são acompanhadas por violões, contrabaixo, gaita, cajon, guitarra, pandeiro e tamborins, tocados pelos alunos que aprenderam a tocar esses instrumentos na própria escola, em oficinas ministradas por professor de música de forma gratuita. O município citado, ao longo de sua história, vem buscando preservar uma das suas manifestações culturais, que é a arte de cantar, tanto em grupo ou através de corais, ou individualmente, além de bandinhas musicais, característica própria dos municípios com população germânica. Desta maneira, novas formas de expressão e originalidade são capazes de modificar a linguagem e o comportamento dos estudantes como processo de comunicação, aguçando a sensibilidade e auxiliando na formação de novos valores e talentos. Além de propiciar a integração da criança e jovens na sociedade por meio das apresentações feitas pelo grupo.
São objetivos desse projeto oferecer aos integrantes do coral a oportunidade para o exercício do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus talentos, aquisição de experiências e contribuição para seu o crescimento e formação. Promover espaços e oportunidades capazes de resgatar e reavivar atividades artístico/culturais inerentes à vida estudantil, em geral; contribuir no processo e recuperação da autoestima, especialmente do público estudantil, e tirá-los da inércia e isolamento submetidos pelos efeitos motivados pelo Coronavírus. Disponibilizar o acesso gratuito à população e o uso fruto dos bens culturais.
Dimensão Simbólica, o proponente afirma que as aulas de música introduziram o gosto pela música na vida dos alunos, e esta Turnê nasce da necessidade de desafiar os estudantes a pôr em prática o aprendizado com plateias mais numerosas, ressalta as dificuldades de financiamento do grupo, tendo em vista tratar-se de acordo com a sua conceituação temática. Na originalidade e inovação e estética destaca a importância de as igrejas estarem abrindo espaço para esse tipo de apresentação, muito importante para o grupo coral e público em geral, estando de acordo com as metas do projeto.
Quanto a justificativa da Dimensão Econômica projeto desenvolvido no âmbito da escola pública estadual sem condições de arcar com os custos desse projeto busca recursos através da LIC para realizar seus espetáculos de forma gratuita a toda sociedade local e regional, apresenta uma distribuição de valores equilibrado na planilha de custos, entende-se que as Igrejas Matrizes das localidades de realização dos espetáculos já estão contribuindo ao projeto ao disponibilizar as cartas de intenção e as rubricas dos Padres.
Em relação à Dimensão Cidadã, afirma-se ser o projeto, como exercício de cidadania, quando oportuniza crianças e jovens estudantes de diversas idades, independentes da situação social familiar, sem levar em conta seus credos, religião ou etnia, posto em prática a participação local e regional, formação de novas plateias, inclusão social e a acessibilidade e democratização à cultura estando garantida a pluralidade e inclusão, porém não menciona aspectos de acessibilidade, entendemos que o local de realização por se tratar de Igrejas contam com toda disponibilidade e acessibilidade, o que garante há todos os espetáculos propostos a sua execução.
São inegáveis a relevância, a oportunidade e o mérito cultural contido no projeto, sendo viável sua execução. O projeto foi relatado e aprovado por todos os componentes dessa comissão.
Conclusão: Em análise pela comissão de avaliação, destacamos que o proponente providencie um profissional de Intérprete de Libras para a realização das apresentações dos espetáculos, sugerimos ajustar e incluir na planilha de custos esse profissional.
Em conclusão, o projeto “TURNÊ CONCERTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS O SOM DO CORAÇÃO - 4ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 16 de fevereiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada em 24 de fevereiro de 2023
A Comissão Especial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Berardi, Nicolas Beidacki, Sérgio Correa e Vera Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sérgio Correa e teve como secretário o conselheiro Ben Berardi.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro Presidente do CEC/RS
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
Conceituação temática
3
Originalidade e inovação estética
2
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
5,00
O projeto obteve nota 5,00, sendo aprovado por unanimidade e considerado apto a concorrer à priorização.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS