Processo n.º 00008/2023
Parecer n.º 199/2023 CEC/RS
Projeto “QUEBRE A PERNA! ENCONTRE COM O TEATRO - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
Dimensão Simbólica:
Conceituação Simbólica - É intenção desta proposta que os profissionais do segmento do teatro possam realizar trocas ricas de informações, saberes, histórias e experiências. Envolve apresentações teatrais de dez grupos de diferentes lugares do estado do Rio Grande do Sul. Há exibição de filme comentada e um documentário mostrando a rotina de ensaios. É notório durante a leitura que apesar da quantidade de atividades propostas, há consonância entre as atividades, que dizem respeito à linguagem teatro
Originalidade e Inovação Estética - Acho interessante a realização de oficinas que buscam gerar entendimento e abrir os olhos para o Teatro e a língua de Sinais, e inovadora a proposta com atividades especifica para os artistas com deficiência. Levar toda a atividade para frente da Catedral Angelopolitana, enriquece o evento, dada a importância histórica e símbolo que representa o local.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, acessibilidade e inclusão - O projeto terá a apresentação de 10 grupos de teatro, conta com a livre participação dos artistas em todas as atividades, sejam apresentações ou oficinas. Há garantia de acessibilidade física, metodológica e digital para o público e para os artistas que se apresentarão, assim como se certifica a inclusão de conteúdo para surdos através da interpretação em Libras. Percebo a diversidade nos currículos dos grupos, percebo atividades propostas para artistas deficientes.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto tem por objetivo proporcionar momentos de troca, aprendizado e fruição artística para a categoria do Teatro. A programação é completamente gratuita e acontecerá em local público e aberto.
Dimensão Econômica:
Distribuição dos Valores - A tabela está bem distribuída. O proponente traz na descrição os melhoramentos que foram solicitados quando o projeto foi submetido ao CEC. Considero que os valores estão de acordo com a atividade proposta e a planilha ficou de fácil avaliação.
Investimento Local / Próprio - A nova IN não nos cobra mais está quesito, no entanto, o projeto apresenta investimento do município.
Relevância: O projeto trata-se de um encontro de 10 grupos de teatro que levarão para a comunidade seus espetáculos de forma gratuita ao ar livre. Haverá uma importante integração entre os grupos e aberto para a comunidade em geral nas oficinas. É ressaltar e reconhecer a frase do proponente “área cultural de Teatro em nosso estado é uma das mais carentes em projetos culturais financiados via lei de incentivo à cultura, sendo que em 2022 foram contemplados apenas oito projetos, totalizando apenas 2,7% do montante total de propostas culturais aprovadas”
Oportunidade: Reforço a avaliação atribuída no quesito relevância, a importância de fomentar o segmento teatral diretamente, em especial por se realizar em uma região que há poucos financiamentos desse porte, reforçando que um grande volume de grupos de teatro na região possam participar.
Viabilidade: O projeto apresenta carta de patrocínio totalizando 300 mil, mesmo que não seja exigida considero importante. Há também uma alta capacidade de execução do projeto por parte da equipe e dos renomados e grupos com capacidade técnica para executar o projeto, apresenta também seus planos de execução de oficinas e pré-programação
O projeto realmente vem para uma segunda avaliação com melhor apresentação, há participação de 10 grupos do estado e a participação de grupos da região enriquecem o trabalho. Executar as apresentações ao ar livre na frente de um patrimônio cultural como a Catedral de Santo Ângelo acrescenta um charme ao evento. A metodologia usada também contribui para conquistar novos públicos. O projeto é autêntico e valoriza o segmento das artes cênicas. Além disso, proporciona espaço e estrutura de qualidade, para os artistas locais além de grande divulgação de suas atividades. Estimula o envolvimento da comunidade com a arte através das oficinas.
Em conclusão, o projeto “QUEBRE A PERNA! ENCONTRE COM O TEATRO - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 363.980,00 (trezentos e sessenta e três mil e novecentos e oitenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 16 de fevereiro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 09 de março de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Andrea Peres Barboza, Neimar Pires Rodrigues, Geziel da Silva de Souza, Plínio José Borges Mósca, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00008/2023
Parecer nº 199/2023 CEC/RS
Projeto “QUEBRE A PERNA! ENCONTRE COM O TEATRO - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Conceituação Temática - É intenção desta proposta que os profissionais do segmento do teatro possam realizar trocas ricas de informações, saberes, histórias e experiências. Envolve apresentações teatrais de dez grupos de diferentes lugares do estado do Rio Grande do Sul. Há exibição de filme comentada e um documentário mostrando a rotina de ensaios. É notório durante a leitura que apesar da quantidade de atividades propostas, há consonância entre as atividades, que dizem respeito à linguagem teatro
Pluralidade, acessibilidade e inclusão - O projeto terá a apresentação de 10 grupos de teatro, conta com a livre participação dos artistas em todas as atividades sejam apresentações ou oficinas. Há garantia de acessibilidade física, metodológica e digital para o público e para os artistas que se apresentarão, assim como se certifica a inclusão de conteúdo para surdos através da interpretação em Libras. Percebo a diversidade nos currículos dos grupos, percebo atividades propostas para artistas deficientes.
Distribuição dos Valores - A tabela está bem distribuída. O proponente trás na descrição os melhoramentos que foi solicitado quando o projeto foi submetido ao CEC. Considero que os valores estão de acordo com a atividade proposta e a planilha ficou de fácil avaliação.
Investimento Local / Próprio - A nova IN não nos cobra mais está quesito, no entanto o projeto apresenta investimento do município.
Relevância: O projeto trata-se de um encontro de 10 grupos de teatro que levarão para a comunidade seus espetáculos de forma gratuita ao ar livre. Haverá uma importante integração entre os grupos e aberto para a comunidade em geral nas oficinas. É ressaltar que e reconhecer a frase do proponente “área cultural de Teatro em nosso estado é uma das mais carentes em projetos culturais financiados via lei de incentivo à cultura, sendo que em 2022 foram contemplados apenas oito projetos, totalizando apenas 2,7% do montante total de propostas culturais aprovadas”
Oportunidade: Reforço a avaliação atribuída no quesito relevância, a importância de fomentar o segmento teatral diretamente, em especial por se realizar em uma região que há poucos financiamento desse porte, reforçando que um grande volume de grupos de teatro na região possam participar.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS