Processo n.º 00045/2023
Parecer n.º 232/2023 CEC/RS
Projeto “MOSTRA GUAPORÉ - EXPOCULTURAL - 5ª EDIÇÃO - 2023”.
O projeto retorna após análise e avaliação da Conselheira Lu Thomé, recebendo nota de prioridade de 4,83.
Sinopse.
Classificado na área de Música, o projeto acontece dentro de uma feira de negócios no autódromo de Guaporé, com previsão de acontecer nos dias 04, 05,06, 11, 12 e 13 de agosto de 2023.
Dimensão Simbólica: o projeto é estruturado a partir da tradição econômica da cidade, embasada na Ourivesaria e moda íntima como principais propulsores da economia local. De colonização italiana, ainda oferece a tradição do automobilismo criada a partir do autódromo municipal, mesmo local onde deverá ser realizado o evento e as atrações culturais, motivo de busca de apoio via LIC para sua ocorrência, somado a um percentual da venda de ingressos.
Diz o projeto “Não consideramos as atrações culturais apenas como inserções num evento de grande porte, e sim as identificamos como espetáculos significativos que fomentam a cultura” onde está situada a cidade de Guaporé.
Podemos considerar que, essa grade de programação, ao citar ser composta por artistas que não frequentam a programação habitual das rádios e outros mecanismos de veiculação de peças culturais, traz uma preocupação em inovação estética por não reproduzir o consagrado, embora não tenhamos a garantia de inovação estética apenas por não serem veiculados nos chamados meios de cultura de massa.
O projeto contempla 21 shows/apresentação de música e dança e Mostra de Talentos locais ou regionais durante seus seis dias de ocorrência, em dois palcos de distintas proporções. Está em sua quinta edição.
O fato do projeto estar inserido em uma feira de negócios que impulsiona a economia local através de um Turismo de Negócios, está previsto no Plano Estadual da Cultura do RS, através de uma sinergia entre turismo e cultura local.
Dimensão Econômica: apesar dessa sinergia, que justifica a nota dada no quesito Dimensão Simbólica, a cobrança de ingressos para a Feira, dentro da qual ocorrerão as mostras artísticas, implica em um duplo pagamento pelo público, visto que a verba da LIC já é oriunda do pagamento de impostos pelos cidadãos, retirando nota dos quesitos gratuidade e democratização de acesso.
Este Conselheiro não identificou alterações nessa segunda apresentação do mesmo projeto, mantendo a não gratuidade da primeira apresentação e relatada na primeira relatoria.
O parecerista recomenda o projeto para financiamento público devido à relevância e oportunidade diagnosticadas pela sinergia da Cultura e Turismo Local, e demonstração de viabilidade, devido às cartas de intenção de patrocínio somadas a um percentual a ser obtido com a receita de comercialização.
Em conclusão, o projeto “MOSTRA GUAPORÉ - EXPOCULTURAL - 5ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 395.850,00 (trezentos e noventa e cinco mil e oitocentos e cinquenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de março de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 14 de março de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 31/03/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00045/2023
Parecer nº 232/2023 CEC/RS
Projeto “MOSTRA GUAPORÉ - EXPOCULTURAL - 5ª EDIÇÃO - 2023” .
Classificado na área de Música, o projeto acontece dentro de uma feira de negócios no autódromo de Guaporé, com previsão de acontecer nos dias 04,05,06, 11,12 e 13 de agosto de 2023.
Dimensão Simbólica. O projeto é estruturado a partir da tradição econômica da cidade, embasada na Ourivesaria e moda íntima como principais propulsores da economia local. De colonização italiana, ainda oferece a tradição do automobilismo criada a partir do autódromo municipal, mesmo local onde deverá ser realizado o evento e as atrações culturais, motivo de busca de apoio via LIC para sua ocorrência, somado a um percentual da venda de ingressos.
Podemos considerar que, essa grade de programação, ao citar ser composta por artistas que não frequentam a programação habitual das rádios e outros mecanismos de veiculação de peças culturais, trás uma preocupação em inovação estética por não reproduzir o consagrado, embora não tenhamos a garantia de inovação estética apenas por não serem veiculados nos chamados meios de cultura de massa.
Dimensão Econômica: Apesar dessa sinergia, que justifica a nota dada no quesito Dimensão Simbólica, a cobrança de ingressos para a Feira, dentro da qual ocorrerão as mostras artísticas, implica em um duplo pagamento pelo público, visto que a verba da LIC já é oriunda do pagamento de impostos pelos cidadãos, retirando nota dos quesitos gratuidade e democratização de acesso.
O parecerista recomenda o projeto para financiamento público devido a relevância e oportunidade diagnosticadas pela sinergia da Cultura e Turismo Local , e demonstração de viabilidade, devido as cartas de intenção de patrocínio somadas a um percentual a ser obtido com a receita de comercialização.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS