Processo n.º 00114/2023
Parecer n.º 298/2023 CEC/RS
Projeto “FESTEJOS FARROUPILHA - 9ª EDIÇÃO - 2023”.
Constata-se ser um projeto de boa qualidade, detentor de relevância no panorama cultural do RS. Seu proponente menciona que a dimensão cidadã são os benefícios sociais oriundos do desenvolvimento cultural a toda a população farroupilhense, sem, contudo, ater-se aos que fazem parte da sociedade e estão na chamada zona de invisibilidade provocada pelo preconceito de etnia, gênero e base social.
Em conclusão, o projeto “FESTEJOS FARROUPILHA - 9ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 300.140,00 (trezentos mil e cento e quarenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de abril de 2023.
Análise do Recurso:
Na Dimensão cidadã, os quesitos de Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão eventualmente não foram bem compreendidos, no momento de protocolar o projeto, pelo senhor produtor cultural que ora apresenta a solicitação de revisão de nota.
Como deve ser de seu conhecimento, tanto o Sistema Nacional de Cultura, como o Plano Estadual de Cultura do RS, preocupam-se com a ausência de propostas afirmativas concretas de incluir entre os Artistas, técnicos, gestores, produtores, administradores culturais, as mulheres, os pretos, as Pessoas com Deficiência, os povos originários, as pessoas LGBTQIA+, os obesos, os idosos, os ciganos e demais categorias dos cidadãos invisibilizados dentro de uma Sociedade excludente.
A Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão não são somente para o público. São para que o Estado passe a ter certeza que aquelas pessoas que estão lá do outro lado da plateia, lá no palco, lá nos camarins, lá nas cabines de som e de luz, lá na bilheteria e portaria e nos bastidores e que são pessoas tão pessoas, como o senhor ou como eu, e que são pessoas apenas diferentes, estão recebendo os seus pagamentos, estão dentro da cadeia da Economia criativa da Cultura, com a devida e necessária geração de emprego e renda corretamente.
Quando o senhor proponente do projeto "Festejos Farroupilha" menciona que o artista Alexandre Batisti é deficiente visual, está neste momento colocando no projeto uma informação nova, que já deveria constar desde o momento em que o projeto foi protocolado na SEDAC. E quando menciona que o Artista Nailto Sosnoski é descendente de poloneses, não traz com essa informação nova, nada que agregue nenhuma explicação ao projeto apresentado.
Mantém-se todas as notas atribuídas ao projeto cultural, permanecendo a nota 4,75.
Porto Alegre, 27 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 27 de abril de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,75 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00114/2023
Parecer nº 298/2023 CEC/RS
Constata-se ser um projeto de boa qualidade, detentor de relevância no panorama cultural do RS. Seu proponente menciona que a dimensão cidadã são os benefícios sociais oriundos do desenvolvimento cultural a toda a população farroupilhense, sem contudo ater-se aos que fazem parte da sociedade e estão na chamada zona de invisibilidade provocada pelo preconceito de etnia, gênero e base social.
Em conclusão, o projeto “FESTEJOS FARROUPILHA - 9ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 555.140,00 (quinhentos e cinquenta e cinco mil e cento e quarenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Sessão realizada dia 13 de abril de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Andrea Peres Barboza, Bruno Rosa do Nascimento, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,75 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS