Processo n.º 00088/2023
Parecer n.º 332/2023 CEC/RS
Projeto “A MESMA RAIZ - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
O projeto “A mesma raiz” turnê de Shows de música instrumental, para divulgar o “Álbum Combo Gaúcho” do Quinteto Canjerana, com apresentações na Argentina, Uruguai, Porto Alegre, Estrela, Encantado e Teutônia. Além das apresentações musicais, em Estrela, Encantado e Teutônia serão oferecidas oficinas ministradas pelo quinteto.
Lamenta-se a falta de participação e envolvimento da comunidade artística local, principalmente, nas cidades gaúchas. Observa-se a ausência de uma descrição mais detalhada no que se refere a pluralidade e acessibilidade, tanto quanto na democratização de acesso, a ser a gratuidade em referência aos locais em que será apresentado os shows, principalmente quando o mesmo ocorre bares/cafés, no caso da apresentação em Buenos Aires.
Nota-se, também, a falta de informações quanto a forma de pagamento dos cachês dos artistas uruguaios e argentinos, visto que há diferença de moedas entre os três países.
Ressalta-se que as ponderações, aqui registradas, não desconsidera a relevância do projeto quanto a divulgação e preservação música instrumental gaúcha e latino americana.
Em conclusão, o projeto “A MESMA RAIZ - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 356.800,00 (trezentos e cinquenta e seis mil e oitocentos reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 11 de abril de 2023.
A Comissão Especial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, João Carlos Salgado de Los Santos, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Neimar Pires Rodrigues, Paulo Leônidas Fernandes de Barros. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Neimar Pires Rodrigues e teve, como secretário o conselheiro Cristian Bernich.
O projeto obteve a nota nota final de 4,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00088/2023
Parecer nº 332/2023 CEC/RS
Projeto “A MESMA RAIZ - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Lamenta-se a falta de participação e envolvimento da comunidade artística local, principalmente, nas cidades gaúchas. Observa-se a ausência de uma descrição mais detalhada no que se refere a pluralidade e acessibilidade, tanto quanto na democratização de acesso, a ser a gratuidade em referencias aos locais em que será apresentado os shows, principalmente quando o mesmo ocorre bares/cafés, no caso da apresentação em Buenos Aires.
Nota-se também, a falta de informações quanto a forma de pagamento dos cachês dos artistas Uruguaios e Argentinos, visto que há diferença de moedas entre os três países.
Em conclusão, o projeto “A MESMA RAIZ - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 356.800,00 (trezentos e cinquenta e seis mil e oitocentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS