Processo n.º 00149/2023
Parecer n.º 323/2023 CEC/RS
Projeto “LYRICAST: O MUNDO DO CANTO LÍRICO - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
O projeto LYRICAST: O MUNDO DO CANTO LÍRICO 1 ª EDIÇÃO, tem como objetivo abordar a música erudita brasileira com apresentações musicais e assuntos relacionados à formação e carreira do cantor lírico com ênfase na saúde física e vocal, através de um podcast dividido em 8 episódios. Os convidados são artistas que fazem parte do cenário lírico brasileiro e internacional, com experiências e vivências no assunto. Para conceber as perguntas, utilizaremos recursos das redes sociais. Segundo o proponente, a motivação é difundir a música erudita brasileira e também contribuir para o desenvolvimento da carreira do cantor lírico, bem como formação de público para essa forma de expressão artística. Cada episódio terá duração média entre 15 e 30 minutos. A realização dos episódios do podcast se dará por meio digital e contará com acessibilidade para PCDs visuais, acessibilidade para PCDs auditivos e acessibilidade para pessoas que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações aos conteúdos, assim como pessoas que desconhecem as linguagens ou idiomas dos conteúdos. A cada semana, um episódio do podcast será lançado, através da plataforma YouTube e plataformas de áudio, além de Instagram e Facebook. Cada episódio pretende abranger o maior número possível de pessoas, englobando vários estados brasileiros e alguns outros países que fazem parte ou não do universo do canto lírico. O intuito é, além de arte, levar conhecimento e alegria para toda a plateia.
7.2 Objetivos Específicos: Ressaltar que a saúde vocal e física, são indispensáveis para uma boa qualidade do canto; discutir, através de entrevistas com convidados/artistas, assuntos importantes para a formação de cantores; Oportunizar o contato com canções compostas/interpretadas por artistas pouco conhecidos no cenário do canto lírico.
Na dimensão simbólica, o projeto, na sua conceituação temática, busca difundir a música erudita brasileira e também contribuir para o desenvolvimento da carreira do cantor lírico, bem como formação de público para essa forma de expressão artística. Na originalidade e inovação estética, aborda a música erudita brasileira com apresentações musicais e assuntos relacionados à formação e carreira do cantor lírico, dando ênfase na saúde física e vocal, através de um podcast dividido em 8 episódios.
Na dimensão cidadã, o projeto apresenta práticas de democratização de acesso, formação de público, medidas de acessibilidade. Na Pluralidade, acessibilidade e inclusão, contratará artistas que fazem parte do cenário lírico brasileiro e internacional, será feita tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), terá audiodescrição e legendas em tamanho e fonte adequados para pessoas com baixa visão, pessoas que desconhecem as linguagens ou idiomas dos conteúdos. Na Democratização do acesso / gratuidade, o projeto será disponibilizado gratuitamente na internet através da plataforma YouTube e plataformas de áudio, além de Instagram e Facebook, o que permitirá a formação de plateia através dos meios digitais, englobando vários estados brasileiros e alguns outros países que fazem parte ou não do universo do canto lírico.
Na dimensão econômica, o projeto visa através dos assuntos abordados possibilitar formação para quem canta lírico, proporcionando assim maior qualidade vocal e consequentemente mais oportunidades de trabalho e renda, fortalecendo a cadeia produtiva musical e difusão da música erudita no cenário nacional. Na distribuição dos valores, prevê a contratação de artistas, de profissionais de produção, coordenação, técnicos, apresentando uma planilha de custos de forma equilibrada. No Investimento local / próprio, não apresenta carta de recursos próprios ou aporto recursos públicos.
Na relevância, o projeto é relevante em seus aspectos cultural, social, fazendo uma correlação educativa através do repasse de informações e conhecimentos no campo da música erudita.
Na oportunidade, o projeto oportuniza a geração de trabalho e renda aos envolvidos e oportunidade de acessibilidade e democratização de acesso.
Na viabilidade, demonstra capacidade de execução, porém não apresenta carta de intenção de patrocínio, carta de anuência do CMC e/ou da prefeitura.
Conclusão
Em conclusão, o projeto LYRICAST: O MUNDO DO CANTO LÍRICO 1 ª EDIÇÃO, se destaca nas suas dimensões simbólica e cidadã, sendo de considerável relevância cultural para o segmento da música, pelo seu caráter social, econômico e educacional, onde busca contribuir para difusão e fortalecimento da música erudita brasileira. A relatora entende que o projeto tem capacidade de execução, porém, por consenso após avaliação da Comissão Especial 2 de Avaliação de Projetos, no dia 17/04/23, fica com nota reduzida no quesito “viabilidade” com 2,0 devido à falta de clareza nas informações de metodologia do desenvolvimento e produção do podcast, se será gravado ou realizado ao vivo, por exemplo, e no quesito “distribuição de valores” com 2,0 devido à distorção de valores de alguns cachês descritos na metodologia do projeto que não batem com as rubricas na planilha de custos, obtendo Nota de Prioridade 4,56.
Recomendação ao proponente: buscar carta de anuência com o Conselho Municipal de Cultura; apresentar orçamento dos itens de divulgação; fazer correção na metodologia e nas rubricas apresentadas na planilha de custos no que refere aos cachês de modo igual e apresentar detalhamento da proposta do desenvolvimento e metodologia do podcast.
Em conclusão, o projeto “LYRICAST: O MUNDO DO CANTO LÍRICO - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 51.545,00 (cinquenta e um mil e quinhentos e quarenta e cinco reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 16 de abril de 2023.
Análise do Recurso:
O pedido de revisão de notas, relativa ao parecer n.º 323/2023 do projeto LYRICAST: O MUNDO DO CANTO LÍRICO 1 ª EDIÇÃO 2023, que teve a pontuação baixa no quesito “viabilidade” ficando com 2,0 devido à falta de clareza nas informações de metodologia do desenvolvimento e produção do podcast, e no quesito “distribuição de valores” ficando com 2,0 devido à distorção de valores de alguns cachês descritos na metodologia do projeto que não batiam com as rubricas na planilha de custos, sendo consenso da Comissão Especial 2 de Avaliação de Projetos, no dia 17/04/23, obtendo Nota de Prioridade 4,56, foi avaliado pela Comissão Especial 2 de Avaliação de Projetos.
Após apresentação e relatoria do pedido de revisão solicitado pelo proponente, verificou-se que ele faz os esclarecimentos dos pontos questionados nos dois quesitos referidos, para melhor entendimento. Assim sendo, por consenso da comissão, o projeto eleva sua nota nos quesitos “viabilidade” e “distribuição de valores”, ficando com Nota de Prioridade 5,0.
Em conclusão, o projeto “LYRICAST: O MUNDO DO CANTO LÍRICO - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 51.545,00 (cinquenta e um mil e quinhentos e quarenta e cinco reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 27 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 27 de abril de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00000/2023
Parecer nº 323/2023 CEC/RS
Projeto “LYRICAST: O MUNDO DO CANTO LÍRICO - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto LYRICAST: O MUNDO DO CANTO LÍRICO 1 ª EDIÇÃO, tem como objetivo abordar a música erudita brasileira com apresentações musicais e assuntos relacionados à formação e carreira do cantor lírico com ênfase na saúde física e vocal, através de um podcast dividido em 8 episódios. Os convidados são artistas que fazem parte do cenário lírico brasileiro e internacional, com experiências e vivências no assunto. Para conceber as perguntas, utilizaremos recursos das redes sociais. Segundo o proponente, a motivação é difundir a música erudita brasileira e também contribuir para o desenvolvimento da carreira do cantor lírico, bem como formação de público para essa forma de expressão artística. Cada episódio terá duração média entre 15 e 30 minutos. A realização dos episódios do podcast se dará por meio digital e contará com acessibilidade para PCDs visuais, acessibilidade para PCDs auditivos e acessibilidade para pessoas que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações aos conteúdos assim como pessoas que desconhecem as linguagens ou idiomas dos conteúdos. A cada semana, um episódio do podcast será lançado, através da plataforma YouTube e plataformas de áudio, além de Instagram e Facebook. Cada episódio pretende abranger o maior número possível de pessoas, englobando vários estados brasileiros e alguns outros países que fazem parte ou não do universo do canto lírico. O intuito é, além de arte, levar conhecimento e alegria para toda a plateia.
7.2 Objetivos Específicos: Ressaltar que a saúde vocal e física, são indispensáveis para uma boa qualidade do canto; Discutir, através de entrevistas com convidados/artistas, assuntos importantes para a formação de cantores; Oportunizar o contato com canções compostas/interpretadas por artistas pouco conhecidos no cenário do canto lírico.
Na dimensão simbólica, o projeto na sua conceituação temática, busca difundir a música erudita brasileira e também contribuir para o desenvolvimento da carreira do cantor lírico, bem como formação de público para essa forma de expressão artística. Na originalidade e inovação estética, aborda a música erudita brasileira com apresentações musicais e assuntos relacionados à formação e carreira do cantor lírico, dando ênfase na saúde física e vocal, através de um podcast dividido em 8 episódios.
Na viabilidade, demonstra capacidade de execução, porém não apresenta carta de intenção de patrocínio, carta de anuência do CMC e ou da prefeitura.
Em conclusão o projeto LYRICAST: O MUNDO DO CANTO LÍRICO 1 ª EDIÇÃO, se destaca nas suas dimensões simbólica e cidadã, sendo de considerável relevância cultural para o segmento da música, pelo seu caráter social, econômico e educacional, onde busca contribuir para difusão e fortalecimento da música erudita brasileira. A relatora entende que o projeto tem capacidade de execução, porém, por consenso após avaliação da Comissão Especial 2 de Avaliação de Projetos, no dia 17/04/23, fica com nota reduzida no quesito “viabilidade” com 2,0 devido à falta de clareza nas informações de metodologia do desenvolvimento e produção do podcast, se será gravado ou realizado ao vivo por exemplo e no quesito “distribuição de valores” com 2,0 devido a distorção de valores de alguns cachês descritos na metodologia do projeto que não batem com as rubricas na planilha de custos, obtendo Nota de Prioridade 4,56.
Sessão realizada dia 17 de abril de 2023.
A Comissão Emergencial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de, Álvaro Santi, Consuelo Vallandro Barbo, Luciana Thomé, Plínio José Borges Mósca, Ranieri Zilio Moriggi, Rejane Beatriz Verardo, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pela conselheira Consuelo Vallandro Barbo e teve, como secretária Eduarda Manzke.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS