Processo n.º 00123/2023
Parecer n.º 276/2023 CEC/RS
Projeto “FEIRA DO LIVRO DE GRAVATAÍ - 34ª EDIÇÃO - 2023”.
Este projeto prevê a realização da 34ª Feira do Livro de Gravataí, e será a primeira Feira após a Pandemia de Covid 19. Com intensa e diversificada programação e previsão de ocorrer ao longo de 5 dias, na Praça da Bíblia, no centro da cidade, incluindo encontros com autores e ilustradores, espetáculos teatrais e musicais, contação de histórias, teatro de rua, oficinas e bate-papos, intervenções artísticas que trarão cores, questionamentos e reflexões à Feira, trocas e vendas de livros entre outras atrações. Sob o tema “Letras e Artes - Todas as cores das palavras”, a proposta busca agregar aspectos da literatura e das Artes Visuais numa proposição plural de histórias, expressões, concepções, imaginários, estimulando, assim, a leitura como uma prática transversal, prazerosa e esteticamente interessante. Busca também pautar a diversidade, a inclusão e a transversalidade artística, histórica e étnica de diferentes culturas: afro-brasileira, povos originários e açoriana, que compõem Gravataí, assim como o destaque à cultura de rua, culturas populares, aproximando moradores de bairros periféricos para ocuparem o centro urbano, o que resta comprovado pela escolha do Patrono, o escritor e ativista cultural Rafa Rafuagi e os homenageados, organizações formadas pela Sociedade Civil, o grupo Coletive Arts e o Clube Literário de Gravataí.
A prefeitura é apoiadora do projeto, assumindo o custeio estimado em 350 mil reais que contempla os seguintes itens: estruturas de cobertura em lona no local do evento, palco, estrutura camarim, estandes para livreiros, cadeiras para a plateia, arquibancada, tablado, gerador, grades de fechamento, panfletos de programação, sacolas promocionais entre outros. Além de equipes de limpeza e recolhimento de lixo e manutenção do local, bem como liberação do local, taxas de liberações legais, elaboração de PPCI com alvará de evento temporário, serviço de segurança ao evento e as estruturas e apoio de serviço público de saúde.
O projeto está muito bem elaborado, atendendo, em sua justificativa, às dimensões simbólica, econômica e cidadã. Além disso, houve todo um cuidado em anexar documentos, cartas de anuências e orçamentos. Há também uma carta do Conselho Municipal de Cultura e três cartas de intenção de patrocínio que totalizam 230 mil reais. Serão dezenas de artistas contemplados participando de mais de 30 atrações ao longo dos 5 dias de realização da Feira, com previsão de apresentação de grupos locais, oficinas literárias e artísticas, espetáculos teatrais diversos, de boneco, de rua, de sombras, contação de histórias, distribuição de vale-livro para crianças dos abrigos do município, palestras com autores e ilustradores, enfim, uma infinidade de atividades que enriquecem a programação da Feira, contemplando também a inserção e participação de pessoas com deficiências.
Alguns nomes previstos na Feira: Mauricio Negro, Luiz Coronel, Rafa Rafuagi, Claudio Levitan, Fabio Monteiro, Paula Taitelbaum, Celso Gutfreind, Ana Lasevicius.
O valor total do projeto é de R$ 398.383,00, e percebe-se um equilíbrio na distribuição dos valores da planilha orçamentária.
Em conclusão, o projeto “FEIRA DO LIVRO DE GRAVATAÍ - 34ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 398.383,00 (trezentos e noventa e oito mil e trezentos e oitenta e três reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 10 de abril de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Cristiano Laerton Goldschmidt, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Paulo Roberto Tavares, Ranieri Zilio Moriggi, Vitor Rolim de Mesquita. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Roberto Tavares e teve, como secretário o conselheiro Ranieri Zilio Moriggi.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00123/2023
Parecer nº 276/2023 CEC/RS
Este projeto prevê a realização da 34ª Feira do Livro de Gravataí, e será a primeira Feira após a Pandemia de Covid/19. Com intensa e diversificada programação e previsão de ocorrer ao longo de 5 dias, na Praça da Bíblia, no centro da cidade, incluindo encontros com autores e ilustradores, espetáculos teatrais e musicais, contação de histórias, teatro de rua, oficinas e bate-papos, intervenções artísticas que trarão cores, questionamentos e reflexões à Feira, trocas e vendas de livros entre outras atrações. Sob o tema “Letras e Artes - Todas as cores das palavras”, a proposta busca agregar aspectos da literatura e das Artes Visuais numa proposição plural de histórias, expressões, concepções, imaginários, estimulando assim, a leitura como uma prática transversal, prazerosa e esteticamente interessante. Busca também pautar a diversidade, a inclusão e a transversalidade artística, histórica e étnica de diferentes culturas: afro-brasilieira, povos originários e açoriana, que compõem Gravataí, assim como o destaque à cultura de rua, culturas populares, aproximando moradores de bairros periféricos para ocuparem o centro urbano, o que resta comprovado pela escolha do Patrono, o escritor e ativista cultural Rafa Rafuagi e os homenageados, organizações formadas pela Sociedade Civil, o grupo Coletive Arts e o Clube Literário de Gravataí.
A prefeitura é apoiadora do projeto, assumindo o custeio estimado em 350 mil reais que contempla os seguintes itens: Estruturas de cobertura em lona no local do evento, palco, estrutura camarim, estandes para livreiros, cadeiras para a plateia, arquibancada, tablado, gerador, grades de fechamento, panfletos de programação, sacolas promocionais entre outros. Além de equipes de limpeza e recolhimento de lixo e manutenção do local, bem como liberação do local, taxas de liberações legais, elaboração de PPCI com alvará de evento temporário, serviço de segurança ao evento e as estruturas e apoio de serviço público de saúde.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS