Processo nº 00238/2023
Parecer nº 420/2023 CEC/RS
Projeto “AQUÍFERO GUARANI - A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE 1 ª EDIÇÃO” .
Na dimensão simbólica, o projeto está em conformidade com os requisitos, quanto aos aspectos simbólico, identitário e para a cultura local. Na conceituação temática, busca registrar, de forma perene, a importância do cuidado com a água e valores da tradição do estado, nos aspectos referentes à evolução social e cultural da região, visando proporcionar aos alunos das escolas momento extraclasse de produção de conteúdo com caráter multidisciplinar. Na originalidade e inovação estética o projeto visa esclarecimentos através de palestras e apresentações artísticas e oficinas em 10 cidades do interior do estado, da importância do aquífero guarani e o cuidado da nossa água. Além do caráter educativo e formativo que estes produtos terão, em especial atendendo ao público interno – alunos e professores.
Na dimensão cidadã, o projeto apresenta práticas de democratização de acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade, relação com as comunidades onde estarão efetuando as apresentações ou palestras, ou oficinas. Na Pluralidade, acessibilidade e inclusão, em relação a pessoas com deficiências serão contratados os intérpretes necessários. Na Democratização do acesso / gratuidade, o projeto viabiliza a entrada totalmente gratuita para os eventos das atividades presenciais que serão ofertadas, como: palestras, oficinas de instrumentação e apresentações artísticas.
Na dimensão econômica, o projeto fomentará a distribuição de empregos à aristas, historiadores, palestrantes, músicos e pessoal para a produção dos eventos, além de formação de mercado para a cultura. Na distribuição dos valores, prevê a contratação de uma série de profissionais.
Na relevância, o projeto é relevante para a comunidade do interior do estado, nos aspectos cultural, social, educacional e de terem cuidados com o manuseio da água.
Na oportunidade, o projeto oportuniza a participação de 10 comunidades, tanto no acesso à cultura, informação e formação, quanto no desenvolvimento do projeto com envolvimento e participação direta dos alunos através de oficinas.
Na viabilidade, demonstra capacidade de execução.
Conclusão
Em conclusão, o projeto se destaca nas suas dimensões simbólica e cidadã, sendo de considerável relevância cultural pelo seu caráter simbólico, social e educacional, trazendo o envolvimento e participação das comunidades.
OBS: APRESENTAR UM PLANO PEDAGÓGICO PARA ATUAR E DESENVOLVER AS PALESTRAS JUNTO AOS ESCOLARES NOS COLÉGIOS VISITADOS.
Em conclusão, o projeto “AQUÍFERO GUARANI - A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE 1 ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 440.000,00 (quatrocentos e quarenta mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 04 de junho de 2023.
Análise do Recurso:
Em reunião a comissão analisou o pedido de reavaliação do proponente considerando o pedido justo.
Após análise do recurso a nota de prioridade passa de 4,92 para 5,00.
Porto Alegre, 10 de julho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 11 de julho de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Celso Antonio Oliveira Fortes, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
PARECER
NO DIA 07/06/2023 O PROJETO FOI RELATADO E AVALIADO PELA COMISSÃO DOIS FORMADA POR SEIS CONSELHEIROS ESTADUAIS DA CULTURA OBTENDO A NOTA 4.92
EM CONCLUSÃO, O PROJETO AQUÍFERO GUARANI - IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE 1.º EDIÇÃO É RECOMENDADO PARA FINANCIAMENTO PÚBLICO EM RELAÇÃO DE SEU MÉRITO, RELEVÂNCIA E OPORTUNIDADE, PODENDO CAPTAR ATÉ R$ 440.000,00 (QUATROCENTOS E QUARENTA MIL REAIS) JUNTO AO SISTEMA INTEGRADO DE APOIO E FOMENTO A CULTURA.
Projeto
AQUÍFERO GUARANI - IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE 1.º EDIÇÃO
Produtor Cultural
CLOVIS MENDES E OS BALSEIROS CONJUNTO MUSICAL LTDA
CEPC
10056
Município
PASSO FUNDO
Data realização
5/9/2023 A 07/12/2013
Protocolo SPI
Segmento
MÚSICA
Valor solicitado
440.000,0
Resumo do projeto
Planilha de pontuação
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
4,5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1,5
Relevância
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
4,92
Fica com nota final 4.92
BENTO GONÇALVES,04 DE JUNHO DE 2023
Sessão realizada dia 07 de junho de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Celso Antonio Oliveira Fortes, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS