Processo nº 00161/2023
Parecer nº 335/2023 CEC/RS
Projeto “POA 250 ANOS - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
O projeto POA 250 Anos - 2022 é relevante pela proposta de reunir fotografias de ícones arquitetônicos, históricos, culturais e artísticos da cidade de Porto Alegre. Sentimos a necessidade de uma mostra do projeto gráfico do livro - com imagens e texto -, para melhor avaliar a proposta. Carece de ações afirmativas para amplo acesso de público. Necessita redimensionar a formação, ampliando o número de horas e oficinas, assim como informar o ministrante da oficina. Em virtude de não ter um histórico na SEDAC, deve ainda procurar por patrocinadores e parcerias que averiguem a viabilidade do projeto.
O projeto ainda apresenta pontos frágeis como: i) a documentação com data desatualizada, especificamente no que se refere às cartas de anuência, com assinatura de outubro de 2022; ii) no quadro metas, presente nos documentos Projeto Completo e Projeto Folha Resumo, a descrição da primeira meta é: "Produção do fotolivro Uruguaiana-Retratos, Riquezas & Paixões"; iii) em relação à assinatura "mediação de encontro" presente no item Planilha de Custos, não sabemos se está relacionado ao mediador da oficina ou ao mediador da sessão de lançamento do livro; iv) não apresenta carta de anuência do local reservado para o lançamento do livro.
Em conclusão, o projeto “POA 250 ANOS - 1ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 07 de maio de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de maio de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, Neimar Pires Rodrigues, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 2,53 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS