Processo n.º 00146/2023
Parecer n.º 265/2023 CEC/RS
Projeto “CIA. MUNICIPAL DE DANÇA DE CAXIAS DO SUL: 25 ANOS DE TRAJETÓRIA 2023/2024”.
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - Aproximar a arte da dança e suas linguagens dos mais diversos públicos da localidade, afim de movimentar e fomentar a formação de plateia para as artes da dança. A Cia de Dança possui um perfil aberto alinhado às visões contemporâneas da arte no qual busca possibilitar processos criativos com base na investigação e experimentação, apostando na fusão de linguagens artísticas do corpo em movimento e na valorização do talento local.
Originalidade e Inovação Estética - A Cia de Dança é oficial e regulamentada por lei no estado do RGS, se caracteriza por não possuir um coreografo residente, o grupo experimenta linguagens diversas através do contato com diferentes profissionais e na inovação vem experimentando linguagens diversas através do contato com diferentes profissionais, que tem como qualidade comum, a ampliação do vocabulário da dança contemporânea.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - A Cia de Dança, possui um perfil aberto alinhado às visões contemporâneas da arte, o grupo artístico mantém a pluralidade e diversidade de gêneros e raças na composição dos profissionais que integram seu elenco. As apresentações previstas serão realizadas em teatro equipado com rampas de acesso e assentos para portadores de necessidades especiais. O material audiovisual será produzido com legendas e terá audiodescrição para os portadores de deficiências auditivas e visuais, contribuindo para facilitar o acesso aos bens cultuais, e interpretes de libras. Para as comunidades menos favorecidas oportunizando, incentivando e desenvolvendo talentos, para tanto, mantém a Escola Preparatória de Dança, que subsidia estudos em dança de modo gratuito para crianças e adolescentes da rede pública de ensino e usuários de projetos voltados a assistência social.
Democratização do Acesso / Gratuidade - A Cia de Dança atenta ao processo de desenvolvimento cultural local, e contribuindo para facilitar o acesso. A Cia de Dança Municipal participa de eventos promovidos pela cidade, visando não só o produto cultural em si, mas também a educação e formação, tanto para espectadores, quando para profissionais. Com isso a Cia de Dança garante o acesso gratuito à produção artística em dança para o público nas temporadas de apresentações das obras que comporão a programação.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - A um equilíbrio orçamentário do projeto cultural entre as diferentes naturezas, de atividades e rubricas, uma vez que tal projeto possibilitará a contratação de inúmeros profissionais e empresas do setor cultural regional, gerando oportunidades de empregos e renda para os trabalhadores da arte e da cultura.
Investimento Local/Próprio - O projeto tem um investimento local em porcentagem maior que o financiamento da LIC, é uma receita originaria da Prefeitura e com esta participação, é para promover apresentações gratuitas especificas para alunos da rede pública de ensino, disponibilizando transporte para estudantes até o teatro durante o turno escolar. E mantém a Cia de Dança e a Escola Preparatória de Dança com jeton mensal aos bailarinos por mês, para a manutenção dos mesmos, com objetivo de focalizar também na área da formação continuada e do conhecimento sistematizado, essa ação está voltada a comunidades menos favorecidas, oportunizando, incentivando e desenvolvendo talentos desde 1998.
Em conclusão, o projeto “CIA. MUNICIPAL DE DANÇA DE CAXIAS DO SUL: 25 ANOS DE TRAJETÓRIA 2023/2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 188.080,00 (cento e oitenta e oito mil e oitenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 08 de abril de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 11 de abril de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 05/05/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00146/2023
Parecer nº 265/2023 CEC/RS
Dimensão Simbolica:
Conceituação Temática - Aproximar a arte da dança e suas linguagens dos mais diversos públicos da localidade, afim de movimentar e fomentar a formação de plateia para as artes da dança. A Cia de Dança possui um perfil aberto alinhado às visões contemporâneas da arte no qual busca possibilitar processos criativos com base na investigação e experimentação, apostando na fusão de linguagens artisticas do corpo em movimento e na valorização do talento local.
Originalidade e Inovação Estética - A Cia de Dança é oficial e regulamentada por lei no estado do RGS, se caracteriza por não possuir um coreógrafo residente, o grupo experimenta linguagens diversas através do contato com diferentes profissionais e na inovação vem experimentando linguagens diversas através do contato com diferentes profissionais, que tem como qualidade comum, a ampliação do vocabulario da dança contemporânea.
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - A Cia de Dança, possui um perfil aberto alinhado às visões contemporâneas da arte, o grupo artistico mantém a pluralidade e diversidade de generos e raças na composição dos profissionais que integram seu elenco. As apresentações previstas serão realizadas em teatro equipado com rampas de acesso e assentos para portadores de necessidades especiais. O material audiovisual será produzido com legendas e terá audiodescrição para os portadores de deficiencias auditivas e visuais, contribuindo para facilitar o acesso aos bens cultuais, e interprets de libras. Para as comunidades menos favorecidas oportunizando, incentivando e desenvolvendo talentos, para tanto,mantém a Escola Preparatoria de Dança, que subsidia estudos em dança de modo gratuito para crianças e adolecentes da rede publica de ensino e usuários de projetos voltados a assistência social.
Democratização do Acesso / Gratuidade - A Cia de Dança atenta ao processo de desenvolvimento cultural local, e contribuindo para facilitar o acesso. A Cia de Dança Municipal participa de eventos promovidos pela cidade, visando não só o produto cultural em si, mas tambem a educação e formação, tanto para espectadores, quando para profissionais. Com isso a Cia de Dança garante o acesso gratuito à produção artistica em dança para o publico nas temporadas de apresentaçoes das obras que comporão a programação.
Distribuição de Valores - A um equilibrio orçamentario do projeto cultural entre as diferentes naturezas ,de atividades e rubricas , uma vez que tal projeto possibilitará a contratação deinúmeros profissionais e empresas do setor cultural regional, gerando oportunidaes de empregos e renda para os trabalhadores da arte e da cultura.
Investimento Local/Próprio - O projeto tem um investimento local em porcentagem maior que o financiamento da LIC, é uma receita originaria da Prefeitura e com esta participação, é para promover apresentações gratuitas especificas para alunos da rede publica de ensino, disponibilizando transporte para estudantes até o teatro durante o turno escolar. E mantem a Cia de Dança e a Escola Preparatória de Dança com jetton mensal aos bailarinos por mês, para a manuntenção dos mesmos, com objetico de focalizar também na área da formação continuada e do conhecimento sistematizado, essa ação esta voltada a comunidades menos favorecidas, oportunizando, incentivando e desenvolvendo talentos desde 1998.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 5,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS