Processo n.º 00166/2023
Parecer n.º 350/2023 CEC/RS
Projeto “A ERA DOS FESTIVAIS - 1ª EDIÇÃO - 2023”.
Na dimensão simbólica, o projeto está em conformidade com os requisitos, quanto aos aspectos simbólico, identitário e de pertencimento para a cultura local.
Na conceituação temática, busca o aperfeiçoamento dos músicos, o estímulo aos jovens pela música erudita e popular brasileira, através da recuperação dos grandes festivais da MPB, onde poucos jovens de hoje são conhecedores destas obras populares brasileiras.
Na originalidade e inovação estética, revelam artistas locais pelos solos, e o reconhecimento de compositores do estado e do país.
Na dimensão cidadã, o projeto apresenta práticas de democratização de acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade, relação com a comunidade local.
Na Pluralidade, acessibilidade e inclusão, em relação a pessoas com deficiência visual será desenvolvido algumas versões em braile e interprete de libras nas apresentações. Serão distribuídos 50 ingressos por concertos para escolas públicas.
Na Democratização do acesso / gratuidade, o projeto viabiliza a entrada totalmente gratuita para o público em geral e através das redes sociais, 150 ingressos para SEDAC, 300 para patrocinadores e 2895 para o público geral.
Na dimensão econômica, o projeto movimenta 60 profissionais da área como cantores, instrumentistas, técnicos, comunicação e produção.
No Investimento local, a formação de novas plateias de faixas etárias diferentes, estimulando o gosto da arte orquestral para alunos e públicos de diferentes gêneros, classes sociais, levando cultura e conhecimentos da história da arte musical.
Na relevância, o projeto é relevante para a comunidade local, nos aspectos cultural, social, educacional profissional.
Na oportunidade, o projeto oportuniza a participação da comunidade local tanto no acesso às obras musicais e participação direta dos alunos na construção de um mundo melhor, além da geração de trabalho e renda.
Na viabilidade, demonstra capacidade de execução, porém não apresenta carta de intenção de patrocínio.
Conclusão
O projeto tem fundamento pela grande experiência da orquestra e seus concertos didáticos abertos ao público em gera
Em conclusão, o projeto “A ERA DOS FESTIVAIS - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 425.100,68 (quatrocentos e vinte e cinco mil, cem reais e sessenta e oito centavos), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de maio de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 10 de maio de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Ben Wilson Conceição Berardi, Celso Antonio Oliveira Fortes, Luciana Thomé, Nicolas Beidacki, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve, como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 02/06/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00166/2023
Parecer nº 350/2023 CEC/RS
Projeto “A ERA DOS FESTIVAIS - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Na dimensão simbólica, o projeto está em conformidade com os requisitos, quanto aos aspectos simbólico, identitário e de pertencimento para a cultura local. Na conceituação temática, busca o aperfeiçoamento dos músicos, o estimulo aos jovens pela música erudita E POPULAR BRASILEIRA, ATRAVÉS DA RECUPERAÇÃO DOS GRANDES FESTIVAIS DA MPB, onde poucos jovens de hoje são conhecedores destas obras populares brasileira. Na originalidade e inovação estética, revelam artistas locais pelos solos,e o reconhecimento de compositores do estado e do país.
Na dimensão cidadã, o projeto apresenta práticas de democratização de acesso, formação de plateia, medidas de acessibilidade, relação com a comunidade local. Na Pluralidade, acessibilidade e inclusão, em relação a pessoas com deficiência visual será desenvolvido algumas versões em braile e interprete de libras nas apresentaçoes. 50 ingressos por concertos para escolas públicas. Na Democratização do acesso / gratuidade, o projeto viabiliza a entrada totalmente gratuitas para o público em geral e através das redes sociais,150 INGRESSOS PARA SEDAC,300 PARA PATROCINADORES, 2895 PARA O PÚBLICO EM GERAL
Na dimensão econômica, o projeto movimenta 60 profissionais da área como cantores, instrumentistas, técnicos, comunicação e produção. No Investimento local, a formação de novas plateias de faixas etárias diferentes,estimulndo o gosto da arte orquestral para alunos e públicos de diferentes gêneros,classes sociais,levando cultura e conhecimentos da história da arte musical.
Na relevância, o projeto é relevante para a comunidade local, nos aspectos cultural, social, educacional profissional .
O projeto tem fundamento pela grande experiência da orquestra e seus concertos didáticos aberto ao público em gera
Em conclusão, o projeto “A ERA DOS FESTIVAIS - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 425.100,68 (quatrocentos e vinte e cinco mil, cem reais e sessenta e oito centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS