Processo n.º 00247/2023
Parecer n.º 427/2023 CEC/RS
Projeto “LE NOSTRE ORIGINI - CONHECENDO E VALORIZANDO A NOSSA HISTÓRIA - 4ª EDIÇÃO - 2023”.
Belo projeto que visa através da arte do teatro, difundir a cultura italiana, tão presente junto ao Estado do Rio Grande do Sul. Sua fundamentação é coerente e concreta, nas dimensões analisadas. Um fato que deve ser pensado e estudado pelo proponente é de como tornar o projeto em questão original e inovador ao público a qual se pretende atingir, tendo em vista como já citado a longa trajetória da proposta (somente nestas três edições anteriores) fora o corpo do projeto já utilizado para outras edições em outras localidades, há de pensar formas de se reinventar (patrimônio imaterial e história também podem assumir o papel de algo inovador e original). Ademais um projeto difusor e propulsor da cultura, ganha o artista no palco, ganha o público e principalmente ganha a comunidade a qual está inserido. Felicito a proposta.
Em conclusão, o projeto “LE NOSTRE ORIGINI - CONHECENDO E VALORIZANDO A NOSSA HISTÓRIA - 4ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 464.900,00 (quatrocentos e sessenta e quatro mil e novecentos reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 14 de junho de 2023.
Análise do Recurso:
Da revisão
O referido projeto teve sua avaliação com pedido de revisão de notas feita pelo proponente especificamente no que tange os quesitos, originalidade e inovação estética e bem como em oportunidade. O conselheiro relator após fazer uma leitura do pedido ora em questão, pode pontuar: conforme a instrução 01/2023, que o proponente traz em seu pedido, quase que em sua totalidade uma nova defesa da proposta, tendo inclusão de informações adicionais. Cabe salientar que há critérios a serem analisados. O proponente comenta; “Conforme citado pela proponente o projeto em comento visa dar continuidade a inclusão cultural que vem sendo realizada” deixando claro que não busca atentar-se em contemplar o que preconiza o critério “Originalidade e Inovação Estética” - Avalia-se a originalidade da Proposta como um todo, ou de aspectos específicos da abordagem ofertada. O indicativo desta nota, conforme a Resolução Interna 06/20 é a Inovação e a originalidade (VIII).
Tal analise deste conselheiro nestes itens específicos não abordam a temática do projeto, não é isto que está em tela, inclusive foi citado que o projeto tem ótima fundamentação em sua temática.
Em outro viés o próprio proponente acusa não ter objetivo de se “reinventar” como segue, inclusive citando frase deste relator: “Ademais, a proponente não tem o objetivo de encontrar “formas de se reinventar (patrimônio imaterial e história também podem assumir o papel de algo inovador e original)”, mas sim de prosseguir contribuindo no trabalho que vem sendo realizado a estudantes de escolas públicas”....bem reinventar-se é objeto correlacionado a inovação, lembrando que mesmo que um projeto seja inscrito pelo viés de edições, o mesmo é outro, em outro tempo, com outros partícipes e realidades, assim sendo mesmo que em sua essência, planejamento e foco os mesmos, na realização e execução se tornarão outros.
A nota não teve sua totalidade devido ao proponente não deixar claro o item analisado, porém, por outro lado, traz aspecto específico da abordagem a qual se propõe (preservação da cultura italiana) isto faz com que tenha uma parcialidade na dimensão.
Não sendo citada, oportunidade pelo proponente, mas sendo coerente o relator trazer este item segue: oportunidade fica comprometida tendo em vista a priorização de recursos na distribuição regional e não é 100% atendido as dimensões, por mais que orçamento, metas estejam coerentes há alguns pontos a serem “fechados” no projeto como na dimensão simbólica (originalidade e inovação). Avalia-se, conforme a RI 06/20, a distribuição regional dos projetos já priorizados ao longo do ano vigente (XVII), o equilíbrio na distribuição dos recursos do Sistema Pró-Cultura RS entre as diferentes linguagens e setores culturais (XVIII), o atendimento às dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura (II), e o planejamento: orçamento, metodologia, metas (III).
Da Revisão de nota:
Nota atribuída vem ao encontro ao previsto nos critérios de avaliação, originalidade, inovação estética e oportunidade.
Mantenha-se as notas atribuídas.
Após análise do recurso mantém-se a nota de prioridade de 4,78.
Porto Alegre, 30 de junho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 30 de junho de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, Plínio José Borges Mósca, Renata Gastal Porto, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto obteve a nota nota final de 4,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada pelos integrantes da comissão com a abstenção de Plínio José Borges Mósca e Sandro Giordani, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00247/2023
Parecer nº 427/2023 CEC/RS
Projeto “LE NOSTRE ORIGINI - CONHECENDO E VALORIZANDO A NOSSA HISTÓRIA - 4ª EDIÇÃO - 2023” .
Belo projeto que visa através da arte do teatro, difundir a cultura Italiana, tão presente junto ao Estado do Rio Grande do Sul. Sua fundamentação é coerente e concreta, nas dimensões analisadas. Um fato que deve ser pensado e estudado pelo proponente é de como tornar o projeto em questão original e inovador ao público a qual se pretende atingir, tendo em vista como já citado a longa trajetória da proposta (somente nestas três edições anteriores) fora o corpo do projeto já utilizado para outras edições em outras localidades, há de pensar formas de se reinventar (patrimônio imaterial e história também podem assumir o papel de algo inovador e original). Ademais um projeto difusor e propulsor da cultura, ganha o artista no palco, ganha o público e principalmente ganha a comunidade a qual está inserido. Felicito a proposta.
Em conclusão, o projeto “LE NOSTRE ORIGINI - CONHECENDO E VALORIZANDO A NOSSA HISTÓRIA - 4ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 464.900,00 (quatrocentos e sessenta e quatro mil e novecentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Sessão realizada dia 16 de junho de 2023.
A Comissão Especial III de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, Geziel da Silva de Souza, Plínio José Borges Mósca, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Geziel da Silva de Souza e teve, como secretário Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,78 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS