Processo nº 00213/2023
Parecer nº 384/2023 CEC/RS
Projeto “SEMANA FARROUPILHA CTG QUERÊNCIA DO ARROIO DO MEIO 2023” .
O projeto cultural na sua proposta diz que “O projeto Semana Farroupilha CTG Querência do Arroio do Meio pretende realizar a comemoração neste município gaúcho de aproximadamente 20 mil habitantes, através desta entidade que desde 1986 tenta manter vivas as tradições gaúchas na cidade por meio de suas atividades.” E continua mais adiante “De 15 a 20 de setembro, a estrutura do CTG será ampliada com um palco na parte da rua, para oferecer oficinas, peças de teatros, shows musicais e de dança, além da gastronomia típica e até mesmo, uma Missa Crioula, envolvendo escolas, crianças, adultos, e todos que identificam-se com o período mais tradicionalista do ano do gaúchos, e desta forma podendo receber um número muito maior de participantes. Toda a programação será gratuita.”
Em sua dimensão simbólica o proponente justifica que “... o oferecimento das oficinas de chula, nó de lenço e vaca parada, além da participação da escola do chimarrão, que dentro da sua programática oferece também oficina para o preparo do chimarrão, e palestra sobre os aspectos históricos, culturais e sociais, a magia da integração, propriedades nutritivas, dicas sobre o manejo, e a ligação do chimarrão com a cultura gaúcha e com a erva-mate na América do Sul e no cenário internacional, cumprem o caráter educativo e formativo, fomenta a produção e preserva os bens culturais, principalmente junto às crianças, principal público alvo dessas atividades.”
Em sua justificativa de sua dimensão econômica ressalta o proponente que “Promover este projeto é incentivar não só a cultura e a tradição na cidade e no estado, pelo motivo que por si só a Semana Farroupilha já traz. É também voltar os olhos das empresas da região para ações culturais e motivá-las ao incentivo financeiro de outros próximos projetos. É promover a contratação de profissionais com experiência para garantir uma execução e cumprimento de metas e objetivos.”
Justificando sua dimensão cidadã, o proponente descreve que “Incentivar atividades artístico-culturais como o projeto em questão é uma forma de ampliar a capacidade intelectual e cultural do município, instrumentalizando crianças, jovens e adultos para a constituição de um futuro mais consciente e crítico. Com o projeto proposto, pretendemos atrair não só o público fiel das atividades que costumam ser realizadas com esta temática na cidade, amantes do tradicionalismo, mas também àqueles que até então não se sentiam tão atraídos, talvez pela falta de uma programação com maiores opções e qualidade. Pretendemos contribuir para que a cidade seja opção cultural de cidadãos de outros municípios e aproximar a todos de nossa cultura, nossos costumes e tradições. Acreditamos ainda na emoção que momentos como estes podem causar, motivando crianças, jovens e adultos à prática da arte e da cultura, seja qual for a forma que se identificarem, apresentada dentro da programação promovida. A programação será gratuita” e finaliza dizendo “As plataformas digitais disponibilizam legendas automaticamente para conteúdos audiovisuais, e essas são medidas de democratização de acesso e também de acessibilidade de conteúdo. Ainda como acessibilidade de conteúdo, a programação contará com tradução em libras. E complementando a acessibilidade física, serão disponibilizadas cadeiras reservadas para idosos, gestantes e deficientes. Enfim, toda a programação de shows, espetáculos e apresentações foi planejada visando incentivar a população a cultivar suas raízes culturais, valorizando as produções locais e regionais e fomentando novos talentos que tenham como premissa a difusão cultural gaúcha, pensando também na pluralidade, ao receber diversos segmentos artísticos como musica, teatro, dança, e seus artistas.”
Análise de Mérito
O projeto cultural “Semana Farroupilha CTG Querência do Arroio do Meio - 2023” apresenta um grande mérito e que deve ser mais aprofundado e elaborado em alguns quesitos para sua recomendação prioritária no Sistema, pois certamente esta ação cultural propicia um momento singular na sua comunidade trazendo uma atividade de muita identidade popular numa evidente proposta de transformação e de comunhão social.
Na sua Conceituação Temática o projeto “Semana Farroupilha CTG Querência do Arroio do Meio - 2023” apresenta poucos elementos na sua apresentação que demonstrem elementos mais esclarecedores no projeto que apontem algum aspecto inovador seja estético, linguagem ou temático.
Em sua Dimensão Cidadã o projeto apresenta um aspecto bastante frágil em relação aos aspectos relacionados a inclusão e acessibilidade quando afirma que “E complementando a acessibilidade física, serão disponibilizadas cadeiras reservadas para idosos, gestantes e deficientes.” , mas não apresenta nenhum detalhamento sobre esta ação ao apresentar o anexo “Local do Evento” com fotos do local e apontamentos de localização do palco externo, camarim, QG, etc., mas ausente de um plano de disposição de platéia e acessibilidade física para aqueles necessitados ao local.
Em conclusão, o projeto “SEMANA FARROUPILHA CTG QUERÊNCIA DO ARROIO DO MEIO 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 455.485,00 (quatrocentos e cinquenta e cinco mil e quatrocentos e oitenta e cinco reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de maio de 2023.
Análise do Recurso:
O projeto em questão, Parecer 384/2023, teve sua nota final avaliada em 4,83, tendo as notas específicas de 1,5 em originalidade e inovação estética, e 2,5 em pluralidade, acessibilidade e inclusão.
O proponente apresenta, em sua solicitação de revisão de conceito no quesito Dimensão Simbólica, argumentação reforçando os elementos já enunciados anteriormente no projeto como contendo elementos suficientes para obter a nota máxima no quesito Originalidade e Inovação Estética, sem apontar ações ou ação que acrescente no quesito. O que reforça a avaliação do projeto anterior quando o parecer exarado diz “O projeto... apresenta poucos elementos na sua apresentação que demonstrem elementos mais esclarecedores no projeto que apontem algum aspecto inovador seja estético, linguagem ou temático”.
Após análise do recurso o projeto mantém sua Nota de Prioridade 4,83.
Informe:
Sessão realizada dia 01 de junho de 2023.
A Comissão Especial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Paulo Leônidas Fernandes de Barros. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário a conselheira Natalia Marin Pozzi.
O projeto obteve a nota nota final de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 02/06/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Sessão realizada dia 19 de maio de 2023.
A Comissão Especial de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, João Carlos Salgado de Los Santos, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Neimar Pires Rodrigues, Paulo Leônidas Fernandes de Barros. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário a conselheira Natalia Marin Pozzi.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS