Processo nº 00337/2023
Parecer nº 489/2023 CEC/RS
Projeto “SEMANA RAP IN CENA 2023” .
PLURALIDADE, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
O projeto apresenta uma imensa pluralidade de gênero e étnica e as atividades serão de livre acesso, no entanto para um projeto deste vulto é necessária uma atenção especial a questão da acessibilidade, não bastando descrevê-las, mas como serão executadas e como os profissionais desta área serão remunerados.
DISTRIBUIÇÃO DE VALORES
Encontra-se um equilíbrio na planilha de custos, mas entendemos como valor desproporcional a locação da casa do Gaúcho por 40 mil reais, por se tratar de espaço de concessão pública, entende-se que o cachê de 45 mil reais para o artista Mv Bill impacta negativamente a planilha de custos, tendo em vista que o projeto busca financiamento único do sistema Pró Cultura.
INVESTIMENTO LOCAL E PRÓPRIO
Não há investimento local e próprio
Semana Rap In cena é um projeto de inserção social através da cultura, além de valorização de um segmento artístico mais ligado as comunidades periféricas, mas é necessária uma atenção as questões de acessibilidade, outras fontes de financiamento, diante de um evento desta projeção.
Em conclusão, o projeto “SEMANA RAP IN CENA 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 994.900,00 (novecentos e noventa e quatro mil e novecentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 19 de junho de 2023.
Análise do Recurso:
Acessibilidade
Na questão de acessibilidade, o proponente se compromete em melhoria nas medidas e remuneração de profissionais desta área, toda via este comprometimento é fato novo, não permitido na fase de revisão, neste aspecto é mantida a nota já atribuída.
Nota final:2,5
Distribuição dos valores:
O lançamento do valor de locação da casa do Gaúcho, na planilha de custos tem a previsão de 2 (dois) dias de locação, lamentamos, caso o proponente incorreu em erro no lançamento, mas nesta fase não é mais possível a alteração na planilha. Importante também registrar que a argumentação de que o cache do artista MV Bill tem custos de passagens e outras despesas, traz uma duvida maior já que o projeto tem registra na rubrica 1.41 o valor de 72.000,00 para cobertura de passagens áreas, alem do projeto prever custos com hospedagem e alimentação. Sendo assim o intendimento é pal manutenção da nota já atribuída.
Nota final:2,0
Investimento local/Próprios
O proponente justifica que o projeto com proposta de financiamento exclusivo pela lei de incentivo se dá em virtude da empresa proponente ser de pequeno porte. Registre-se que recursos próprios podem vir de recursos de prefeitura, comercialização de bens e serviços (venda de ingressos, praça de alimentação, outras leis de incentivo), não somente diretamente do proponente. Sendo assim orientamos pela manutenção da nota do quesito.
Nota final: 1,0
Desta forma o projeto SEMANA RAP IN CENA, ápos a revisão de nota, mantem a nota inicial da primeira avaliação. NOTA FINAL, 4,58
Após análise do recurso a nota de prioridade se mantém 4,58.
Porto Alegre, 08 de julho de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de julho de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, João Carlos Salgado de Los Santos, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Neimar Pires Rodrigues. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário a conselheira Natalia Marin Pozzi.
O projeto obteve a nota nota final de 4,58 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 12/07/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Sessão realizada dia 27 de junho de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Cristian Bernich, João Carlos Salgado de Los Santos, Maria Silveira Marques, Natalia Marin Pozzi, Neimar Pires Rodrigues, Paulo Leônidas Fernandes de Barros. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Paulo Leônidas Fernandes de Barros e teve, como secretário a conselheira Natalia Marin Pozzi.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,58 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
​
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS