Processo nº 00358/2023
Parecer nº 851/2023 CEC/RS
Projeto “ESQUILA E VINDIMA DO CANTO GAUCHO - 4ª EDIÇÃO - 2023”.
PARECER DA COMISSÃO 4 para a solicitação de Revisão de Nota para o Projeto ESQUILA E VINDIMA DO CANTO GAUCHO 4º EDIÇÃO 2023.
Em reunião realizada no dia 27 de Setembro de 2023, com a presença dos conselheiros Ivan Terra, Sergio Corrêa, Consuelo Valandro, Anderson Hartmann, Rejane Verardo, por decisão unanime decide INDEFERIR O RECURSO realizado pelo proponente, mantendo a nota de priorização de 4.50, pois conforme a IN 01/23 de 1º de Fevereiro de 2023, Seção II da Avaliação do CEC, artigo 17º, paragrafo 4º... para fundamentar o pedido de revisão, o proponente deverá apontar o quesito e notas específicas a serem revistas, apresentando objetivamente apenas as razões recursais, VEDADA, a inclusão de documentos ou informações adicionais no formulário eletrônico. E o valor da participação do Poder Publico no projeto é um valor irrelevante diante do total do projeto em 1,72%, no minimo o Poder Publico através de receitas ordinárias tem que participar com 10% do orçamento total do projeto.
,
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
3,5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1.5
Viabilidade
Relevância
2,5
Oportunidade
Nota de Prioridade
4.50
Conclusão
O Projeto foi reavaliado pela comissão 4, formada por 05 (cinco) Conselheiros Estaduais da Cultura, obtendo Nota de Prioridade 4,50
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,50.
Em conclusão, o projeto “ESQUILA E VINDIMA DO CANTO GAUCHO - 4ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 342.239,50 (trezentos e quarenta e dois mil, duzentos e trinta e nove reais e cinquenta centavos) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 27 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 29 de setembro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,50 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 529/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - O projeto traz como conceito a identidade cultural de uma sociedade formada pelo conjunto de expressões materiais e imateriais, que esta produz. Bem como os modos de vida da sociedade moldam a diversidade cultural, o projeto estimula a criatividade, propiciando o resgate da cidadania pela cultura produzida no estado. Assim, a grande relevância cultural do projeto esta em fomentar a valorização da musica, da poesia, e da integração do estilo musical gaucho.
Originalidade e Inovação Estética - No projeto apresenta-se que uma cultura sem preservaçao tende a ser esquecida, e uma cultura em esquecimento de nada vale. Na originalidade do projeto esta em fomentar a valorização da cultura gaucha e no intuito de propiciar um evento de qualidade. Na inovação temos a Esquila nas Escolas, onde os estudantes tem a oportunidade de conhecer antecipadamente as músicas classificadas para a fase concorrente e expressam através de desenho o que estas composições lhes transmitiram, tendo seus desenhos expostos durante as atividades do projeto, e tambem se realiza as oficinas com instrumentos principais, o violão e o ukulelê, visando a possibilidade do manuseio por parte das crianças. com repertório de musicas de outoria do educador musical.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O projeto apresenta o respeito a todas as leis de acessibilidade, traz em sua essência o fomento á cultura e o respeito a todas as leis que permitam a participação do cidadão dependendo das suas condições físicas, motoras ou PCDs. Desta forma acredita-se que o projeto quer promover a pluralidade na participação e vivenciada a importância como forma de contribuir para o resgate e manuntenção da cultura nas formas de inclusão e vivenciando as experiências de cada participante na participação do festival, como na presença de prestigiar e apoiar os concorrentes.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto do evento proporciona acesso gratuito e com cultura de qualidade para toda a comunidade que vai participar como plateia ou prestador de serviço.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - Na avaliação da planilha de custos do evento os recursos aplicados nas rubricas estão em conformidade ao porte do evento, dentro das atividades artísticas e culturais, na renumeração dos prestadores de serviço, e não há acumulo de rubricas para um mesmo fornecedor. OBS....O projeto pode fazer uma maior avaliação nas premiações nos itens (1.10,1.11,1.12,1.13,1.14,1.15).
Investimento Local/Próprio - O projeto apresenta uma participação em receitas originarias da Prefeitura em 1,72% do valor total do projeto. E como fonte maior do projeto recursos da LIC. Não apresenta patrocinio direto, ou carta de intenção nos anexos. OBS... Na Dimensão Economica.....(o proponente diz que o projeto encontra-se na sua 4º edição, já conta com o apontamento de patrocinio, tendo um deles já sinalizado via carta de manifestação, MAS A CARTA NÃO ESTA NO ANEXO).
Relevância: O projeto é considerado de importância para a comunidade, na qual esta inserido, com o seus principios, objetivos e ações esta em consonancia com o Plano Estadual de Cultura, não apresenta documento de apoio do Conselho Municipal de Cultura.
Oportunidade: O projeto tem equilibrio na distribuição dos recursos, e o planejamento, orçamento, metodologia estão dentro das metas.
Viabilidade: O projeto apresenta a realização em edições anteriores, possui planejamento e logistica e adequado, não apresenta intenção de patrocínio em documento anexo.
Porto Alegre, 18 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 22 de agosto de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,50 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Consuelo Vallandro
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS