Processo nº 00404/2023
Parecer nº 587/2023 CEC/RS
Projeto “ESCARAMUÇA DA CANÇÃO GAÚCHA - 20ª EDIÇÃO - 2023” .
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - O projeto do evento demonstra que a valorização da realização do Festival é um reconhecimentoda historia e do riquissimo patrimônio e uma mostra viva da convivência harmonica ente o pasado e o futuro de Triunfo. A hospitalidade, assim como a conservação ambiental e a beleza natural, tem o intuito de fomentar a cultura gaucha através da música, da poesia, do pensar dos letristas e compositores, e oportunizar o trabalho musical para os ritmos a serem apresentados no festival.
Originalidade e Inovação Estética - O projeto do evento apresenta a vocação cultural da comunidade, por sua essência e diemensão, que assumiu a condição de espaço humanizado para o encontro entre todas as classes sociais. Como inovação estética para esta edição realiza-se o Festival Escaramuça Mirin e Juvenil, e temosque ressaltar a realização do Fórum da Cultura Luso - Brasileira, que tem como pilar a troca de saberes e fazeres, onde séra contratado um curador responsavel pelos convites aos palestrantes e demais convidados para a realização do Fórum.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - A realização do projeto será no Centro de Eventos Lauro Franco, que respeita todas as leis de acessibilidade e tem o seu PPCI de acordo com as normas tecnicas atuais. O evento promove a participação e dando espaços para que novos talentos apareçam, garantido que todo cidadão por meio da sua experiência venha compartilhar e demonstra as suas potencialidades fisicas ou intelectuais e que sejam futuros criadores e produtores de um maior legado cultural. o evento dentro do projeto garante plenamente o acesso de PCDs e pessoas com necessidades especiais, prevendo ações concretas e acesso e locais especiais para os deficiências fisicas, sensoriais e intelectuais. Durante a realização do evento profissional de libras fará toda a transcrição das ações do projeto, na pluralidade não apresenta a questão de gênero, etnia e pessoas com deficiências em papel de protagonismo, bem como não há multiplicidade de linguagens.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto proporciona acesso gratuito a todas as atividades que serão realizadas durante o Festival, e assim tem a participação da comunidade em poder reconhecer o movimento artistico e cultural, garantido e resguardando a memoria e os costumes em que os artistas sejam valorizados pelos seus trabalhos apresentados.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto apresenta uma valorização aos artistas locais, estaduais e nacionais, e proporcionará de forma significativa a trovca de experiência e a fruição cultural entre a comunidade e os varios segmentos envolvidos. Na avaliação e distribuição dos recursos na panilha de custos do projeto, as rubricas para as atividadesartísticas e culturais estão dentro de um paramentro adequado para a realização do evento, pois além do Festival adulto, vamos ter o Festival Mirim e Juvenil, e a realização do Fórum da Cultura Luso - Brasileiro
Investimento Local/Próprio - O projeto apresenta receitas originarias da prefeitura municipal em 23% do valor total do projeto, tem 2 cartas de patrocinio com um valor de 94,39% do valor total do financiamneto da LIC. Estes apoios financeiros para o projeto demonstra o reconhecimento que o evento já tem para a concretizar a sua realização.
Relevância: O projeto tem um grande interesse pela comunidade, pois engrandece cada vez mais a historia de Triunfo, promove a emulação sadia entre artistas, grupos, conjuntos, poetas, compositores e interpretes dedicados ao culto da autêntica música gaucha, além de promover a participação de jovens, e oferecer a realização do Fórum daCultura Luso - Brasileira, gtem declaração de interesse do Conselho Municipal de Cultura, e dialoca com o Plano Estadual de Cultura.
Oportunidade: O projeto agtende a questão dos quesitos que estão nas dimensões Simbolicas, Cidadão e Economica, tem coerência em relação aos objetivos e metas, o plano orçamentario e o planejamento estão dentro da metologia e tem a questão da realização dos eventos que estão relacionados no projeto.
Viabilidade: O projeto que apresenta o evento Festival Escaramuça da Canção Gaucha 20º edição, tem historico, tem capacidade de execução, possui planejamento logistico adequado, e tem intenção de patrocinio na quase totalidade do valor do projeto.
Em conclusão, o projeto “ESCARAMUÇA DA CANÇÃO GAÚCHA - 20ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 338.568,00 (trezentos e trinta e oito mil e quinhentos e sessenta e oito reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 17 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 23 de agosto de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo, que não estava presente neste dia, mas ficou responsável pela ata.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS