Processo nº 00365/2023
Parecer nº 505/2023 CEC/RS
Projeto “FEITOS PARA DURAR: O PIONEIRISMO DO DESIGN CONTEMPORÂNEO DE MÓVEIS NA SERRA GAÚCHA - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Apontamentos sobre os itens faltantes para se alcançar a nota máxima
O projeto visa a edição de 1.500 livros resultantes de pesquisa, fotografias e textos em uma construção bastante adequada. A editoração resultante ser bilíngue (inglês e português) está em consonância com o objetivo de contribuir para a sinergia Cultura & Turismo, ou seja, pode vir a ser mais um instrumento para alavancar a Economia Criativa da Região da Serra. (Aliás, está certo que a produtora é de Porto Alegre e não da Região das Hortênsias, com S!)
Na Dimensão Simbólica louvamos a relação estabelecida entre o mobiliário/saberes/ e Fazeres sustentáveis e identificatórios do Homem (Cultura) o Meio Ambiente que o cerca, e a identidade constituída entre e a partir da relação
Na Dimensão Cidadã, a produção de uma Audio Livro do produto, é louvável, ao permitir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual, aliada a Oralidade na contação da História. Bem como sua preocupação extremamente coerente em fazer um livro com Selo FSC atesta uma preocupação sobrer a origem das madeiras para a obtenção do papel utilizado pela Editora. A preocupação com o meio ambiente, aliás, é muito bem acentuada na metodologia do projeto. A reutilização de madeiras, a origem, enfim.
Na Dimensão Econômica, a gratuidade do produto final e sua intenção de ser distribuído em Bibliotecas de Escolas, Universidades, Centros Culturais... sem permissão de venda, faz uma coerência muito satisfatória entre o uso dos recursos e sua destinação.
Porém, na Planilha Orçamentária, identificamos uma concentração em torno de uma pessoa e/ou empresa, enfim o mesmo ente aparece com diversas vozes do orçamento, prejudicando a participação de mais profissionais da Cultura em um produto financiado por verba pública.
Na Viabilidade, embora não seja exigência, a carta de intenção de patrocínio não traz valor, não nos permitindo intuir sequer sobre a Viabilidade do Projeto. Na Oportunidade, sentimos a ausência na metodologia de pesquisa de uma descrição dessa pesquisa mais do que necessária. Não somente nos ressentimos quanto a metodologia na obtenção dosdados fundamentais, como isso interfirirá na planilha orçamentária do Pesquisados, sem apontar a contratação de pesquisadores adjuntos.
Em conclusão, o projeto “FEITOS PARA DURAR: O PIONEIRISMO DO DESIGN CONTEMPORÂNEO DE MÓVEIS NA SERRA GAÚCHA - 1ª EDIÇÃO - 2023” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 15 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 16 de agosto de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Loma Berenice Gomes Pereira, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Ben Wilson Conceição Berardi e teve, como secretária a conselheira Loma Berenice Gomes Pereira.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,89 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Consuelo Vallandro
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS