Processo nº 00426/2023
Parecer nº 886/2023 CEC/RS
Projeto “CANTO DOS CARDEAIS E 1º CANTO DOS CARDEAIZINHOS 8ª EDIÇÃO” .
PARECER DA COMISSÃO 4 para a solicitação de Revisão de Nota para o Projeto CANTO DOS CARDEAIS E 1º CANTO DOS CARDEAIZINHOS
Em reunião realizada no dia 09 de Outubro de 2023, com a presença dos 5 conselheiros , por decisão unanime decide INDEFERIR O RECURSO realizado pelo proponente, mantendo a nota de priorização de 4.83.
,
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4,5
3
Conceituação temática
2,5
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Viabilidade
Relevância
Oportunidade
Nota de Prioridade
4,83
Conclusão
O Projeto foi reavaliado pela comissão 4, formada por 05 (cinco) Conselheiros Estaduais da Cultura, obtendo Nota de Prioridade 4,83.
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,83.
Em conclusão, o projeto “CANTO DOS CARDEAIS E 1º CANTO DOS CARDEAIZINHOS 8ª EDIÇÃO” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 234.360,00 (duzentos e trinta e quatro mil e trezentos e sessenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 09 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 09 de outubro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 509/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - O projeto desenvolve, mais um festival de música, pois é similar aos demais festivais realizados no estado, participam músicas inéditas e competitivo, é um formato já tradicional, além de oferecer um grande exercício criativo e artístico, e tem uma possível permanência no circuito cultural e mercado da música.
Originalidade e Inovação Estética - O projeto traz situações de inovações no momento em que conteúdos inéditos são apresentados, nas musicas concorrentes, pois o festival traz um grande exercicio criativo e artistico e nesta edição a sua inovação é oportunizar aos jovens uma participação direta no nativismo, com o projeto das Oficinas em ciclo, visando o crescimento cultural e apreservação das tradições entre os jovens.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O projeto oferece uma multiplicidade de linguagem, o publico participa através da enquete virtual para a música mais popular, os PCDs, deficientes físicos, cadeirantes, idosos, pessoas com crianças de colo, terão espaço reservado e exclusico, terá interpretes de libras, mas o projeto não apresenta um protagonismo de pessoas especiais, prevendo ações concretas na realização do festival.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto preve, que o evento séra totalmente gratuito, e contando com transmissão online e ao vivo, sendo disponibilizada nos canais oficiais da prefeitura municipal.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto do evento mobiliza uma série de recursos, tecnicos, servidores de mão de obra, na logistica, na divulgação, para ter um trabalho de qualidade na programação artistica e cultural. Os valores na planilha de custos estão dentro da atualidade do mecado com uma projeção de custos aplicados em consônancia com o investimento previsivel para a realização do evento.
Investimento Local/Próprio - O projeto apresenta apoio orçamentario da administração publica e tem carta de patrocinio em um total de 66,99% do valor total, isto demonstra que o projeto tem condições de captar o valor total para a realização do evento.
Relevância: O projeto dialoga com o plano estadual de cultura, tem um grande interesse da comunidade, tem o apoio do Conselho Municipal de Cultura, e como legado nesta edição vai deixar a comunidade que está inserido um evento em sua programação para os estudantes participarem com o motivo de interesse pelo musical e instrumental da musica nativista.
Oportunidade: O projeto tem um equilibrio na distribuição dos recursos previstos, a coerência da justificativa em relação aos objetivos e metas em relação ao projeto, na dimensão cidadã o projeto apresenta a pluralidade na atividade cultural, nas atividades tecnicas e administrativas a diversidade e pluralidade de genero.
Viabilidade: O evento tem historico, pois no período da pandemia consequiu realizar uma das edições, possui planejamento logistico adequado, apresenta intenção de patrocinio do poder publico e de empresas.
Porto Alegre, 14 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 31 de agosto de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,83 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS