Processo nº 00520/2023
Parecer nº 830/2023 CEC/RS
Projeto “AVIVARTE 2024” .
Revisão de nota
ASSUNTO: Resposta ao Parecer nº 706/2023 CEC/RS
Projeto: “AVIVARTE 2024”
Processo: nº 00520/2023
Proponente: SBC INDUSTRIA, SERVICOS EM GESTAO DE ENTRETENIMENTO CULTURAIS LTDA
CEPC: 9276
Do pedido:
Tendo em vista a perspectiva de esclarecer alguns pontos que possam não ter sido devidamente detalhados no projeto, submetemos este recurso: Em relação ao detalhamento das oficinas, esclarecemos os conteúdos: Conteúdo programático das oficinas: Oficina 1h 25 participantes Acrobacia circense, Malabares, bambolê, equilíbrio. As oficinas partem da abordagem do circo social, que tem forte potencial transformador, utilizado em projetos sociais de arte educação. Para tanto, se utiliza da interdisciplinaridade como ferramenta de desenvolvimento psicomotor, ao relacionar as várias técnicas circenses, como malabarismo, equilibrismo, acrobacias aéreas, acrobacias de solo, palhaçaria, com as técnicas de dança, como a dança contemporânea, a dança urbana, o ballet, dando novo entendimento do próprio corpo e suas potencialidades. Tais atividades ainda estimulam a autoestima e a empatia, projetando no outro sua própria transformação pela experiência do trabalho coletivo.
Da resposta:
Reafirmo a nota anterior e lamento que as atividades (oficinas) propostas não aparecem na lista de metas do Projeto, tão pouco há um conteúdo programático ou descrito na metodologia como ocorreram ou como será a escolha de quem vai participar. O proponente traz informações pertinentes em seu pedido de revisão, no entanto nesse quesito são informações novas que não encontrei no projeto ao fazer a revisão.
Em relação à pontuação quanto ao investimento próprio: Investimento local / próprio Toda a receita da bilheteria será revertida para o projeto. As cartas de intenção de patrocínio inseridas no sistema indicam o interesse da comunidade local em relação à viabilização do evento. Inclusive, enviamos nova carta de intenção de patrocínio que irá se somar ao projeto.
Esse avaliador reconheceu em sua avaliação o que solicita o proponente em seu pedido, reafirmo “Há duas cartas de patrocínios que somam, R$410.000,00 e um plano de comercialização no valor de R$ 174.600,00” e dou ênfase “não há outros investimentos públicos”
Acessibilidade Haverá intérprete de LIBRAS em todas as ações planejadas para o conteúdo programático. Além, o evento conta com uma equipe especializada para atendimento de PNE. Ainda, não há restrições de acesso físico para pessoas com mobilidade reduzida.
Eis o texto que fala sobre acessibilidade e inclusão “Além disso, a acessibilidade também se dará por meio da presença de um intérprete de Libras e pelo acesso físico”, essa é a última frase, é a única manifestação em relação a acessibilidade e inclusão. Reafirmo que por se tratar de um evento grande a avaliação fica comprometida pois o proponente não apresenta ações detalhadas para Pessoas com Deficiências no que diz respeito às oficinas, se há ou não práticas de acessibilidade pois a única frase que trata do tema é “e pelo espaço físico” ou seja texto inconclusivo, avaliação comprometida. o que prejudica ainda mais é a falta do conteúdo programatico em se tratando da disponibilização de oficinas.
sendo assim reafirmo a nota
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4,5
Conceituação temática
2,5
Originalidade e inovação estética
2
Dimensão cidadã
3,5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
1
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1,5
Viabilidade
3
Relevância
Oportunidade
Nota de Prioridade
4,14
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,14.
Em conclusão, o projeto “AVIVARTE 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 739.500,00 (setecentos e trinta e nove mil e quinhentos reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 03 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 03 de outubro de 2023.
A Comissão Especial I de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Celso Antonio Oliveira Fortes, Geziel da Silva de Souza, Marcus Vinicius Jesus de Brito, Ranieri Zilio Moriggi, Vera Cristina Meneghini. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Marcus Vinicius Jesus de Brito e teve, como secretário o conselheiro Geziel da Silva de Souza.
O projeto obteve a nota nota final de 4,14 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 706/2023 CEC/RS
Há oficinas com todas as expressões propostas, há transversalidade de linguagem, será possível experienciar acrobacias, técnicas circenses, malabares, bambolê, equilíbrio e cubo mágico. As oficinas partem da abordagem do circo social, que tem forte potencial transformador, utilizado em projetos sociais de arte e educação. Para tanto, se utiliza da interdisciplinaridade como ferramenta de desenvolvimento psicomotor, ao relacionar as várias técnicas circenses, como malabarismo, equilibrismo, acrobacias aéreas, acrobacias de solo, palhaçaria, com as técnicas de dança, como a dança contemporânea, a dança urbana, o ballet, dando novo entendimento do próprio corpo e suas potencialidades. Tais atividades estimulam a autoestima e a empatia, projetando no outro sua própria transformação pela experiência do trabalho coletivo. Por tudo, vislumbro caráter educativo e formativo, criação, transversalidade e pesquisa. Lamento que as atividades (oficinas) propostas não aparecem na lista de metas do Projeto, tão pouco há um conteúdo programático ou descrito na metodologia como ocorreram ou como será a escolha de quem vai participar.
O proponente faz uma análise muito interessante em seu texto, fazendo um link entre as vitórias e as frustrações do ser humano no dia a dia, comparando com os treinamentos em oficinas, o significados das quedas e das conquistas, destaco na íntegra “Tem-se, assim, um percurso de renovação realizado pelos artistas como forma de permanecer em uma posição que permita enxergar “do alto” as novidades que se aproximam da esfera social. Já, os mágicos, ao proporcionarem práticas de ilusionismo, reavivam no público a capacidade de admirar-se com o mundo. É um convite para olhar para os olhos do grande mágico, como propõe Jostein Gaarder ao expor, no Mundo de Sofia, a aproximação existente entre o olhar de uma criança e o olhar de um filósofo”.
Segundo o proponente, o evento propõe um espaço favorável para envolver o público com práticas multiculturais, evocando a diferença que é responsável por tornar cada ser humano único e, consequentemente, o mundo mais rico. Plateias que se formam por meio de práticas que abordam o multiculturalismo, a longo prazo, podem contribuir para a construção de sociedades mais acessíveis e empáticas. “Além disso, a acessibilidade também se dará por meio da presença de um intérprete de Libras e pelo acesso físico”, essa última frase é a única manifestação em relação a pluralidade, acessibilidade e inclusão. Por se tratar de um evento que me parece grande a avaliação se há ou não ações para Pessoas com Deficiências no que diz respeito às oficinas, e há ou não práticas de acessibilidade pois a única frase que trata do tema é “e pelo espaço físico” ou seja texto inconclusivo, avaliação comprometida.
Tem no Plano de Distribuição, 60 ingressos gratuitos para a SEDAC e 330 ingressos gratuitos para entidades e instituições de ensino. No Plano de Comercialização vende 1455 ingressos inteiro ao valor de R$ 80,00 um total de R$ 116.400,00 e 1455 meio ingresso a R$40,00 totalizando 58.200,00. Não há gratuidade plena. Na produção: Coordenação Geral, produtor executivo, curador, assistente de produção, produtor de palco, produtor de logística, direção de palco, coordenação de programação, Coordenação de produção, coordenação artística, SOMAM R$ 240.000,00 enquanto os shows somam R$ 225.000,00, quando há uma infinidade de profissionais que se chocam em palco com mais de 50% dos investimentos em pessoal é preciso que o proponente explique na metodologia o que cada um desses profissionais vai fazer no projeto, para que não haja discrepâncias, explicando inclusive os tantos a definir, uma vez que há uma curadoria, e também é preciso estabelecer as regras como serão escolhidos esses fazedores de cultura.
Há duas cartas de patrocínios que somam, R$410.000,00 e um plano de comercialização no valor de R$ 174.600,00 não há outros investimentos públicos.
O projeto apresenta capacidade técnica de execução, há planejamento logístico ainda que subjetivo não compromete a avaliação deste quesito, apresenta carta de intenção de patrocínio e plano de comercialização.
A valorização da arte circense por si só é de extrema relevância, resgatar números circenses e disponibilizá-los em oficinas é louvável.
O projeto não apresenta conteúdo programático das oficinas, diz-se que vai fazer mas, como vai ocorrer? quem serão os participantes? Os participantes terão que pagar pelas oficinas? Os profissionais descritos no plano de aplicação deveriam estar descritos suas funções em metodologia dado a quantidade de profissionais e o alto valor destinado para esses profissionais.
Porto Alegre, 17 de setembro de 2023.
Sessão realizada dia 19 de setembro de 2023.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,14 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
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