Processo nº 00575/2023
Parecer nº 852/2023 CEC/RS
Projeto “CULTIVANDO A TRADIÇÃO - CTG GALPÃO CRIOULO – 2ª EDIÇÃO - 2024” .
PARECER DA COMISSÃO 4 para a solicitação de Revisão de Nota para o Projeto CULTIVANDO A TRADIÇÃO CTG GALPÃO CRIOULO - 2º EDIÇÃO
Em reunião realizada no dia 27 de Setembro de 2023, com a presença dos conselheiros Ivan Terra, Sergio Corrêa, Consuelo Valandro, Anderson Hartmann, Rejane Verardo, por decisão unanime decide INDEFERIR O RECURSO realizado pelo proponente, mantendo a nota de priorização de 4.69.
,
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1,5
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
2,5
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
3,5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Viabilidade
Relevância
Oportunidade
Nota de Prioridade
4,69
Conclusão
O Projeto foi reavaliado pela comissão 4, formada por 05 (cinco) Conselheiros Estaduais da Cultura, obtendo Nota de Prioridade 4,69.
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,69.
Em conclusão, o projeto “CULTIVANDO A TRADIÇÃO - CTG GALPÃO CRIOULO – 2ª EDIÇÃO - 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 286.395,00 (duzentos e oitenta e seis mil e trezentos e noventa e cinco reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 27 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 27 de setembro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo, que não estava presente neste dia, mas ficou responsável pela ata.
O projeto foi considerado prioritário obtendo a nota de 4,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 586/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - O projeto demonstra um dos mais importantes legados culturais, com caráter educativo, formativo ou de fomento à produção e evindenciar este legado entre outras formas, este trabalho se dá através da dança, da poesia, da musica e do teatro.
Originalidade e Inovação Estética - O projeto apresenta a valorização das manifestações culturais, não apresenta inovação em relação aprojetos similares ou anteriores. As atividades e atrações são adequadas às metas do projeto mas sem demonstrar inovações para a sua qualificação e proposta de aspectos especificos na abordagem ofertada.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O projeto não demonstra preocupação efetiva em promover a diversidade, com medidas concretas para tal, seja na programação ou nas atividades propostas. A entidade possui rampa possibilitando acesso a cadeirantes e pessoas com deficiências fisica, mas não apresenta interprete de libras neste quesito e nen na planilha de custos. Isto demonstra que não garante plenamente o acesso de PCDs, para desenvolver ações concretas é um indicativo de perda de nota, pois o proponente tem que dar garantias a todos que necessitam da acessibilidade e inclusão. No plano pedagógico de aulas e no processo de seleção de alunos (em anexo), não cita como vai ser desenvolvida a pluralidade, acessibilidade e a inclusão. Pois cita apenas oficinas com a APAE, em atividades diferenciadas, mas sem demonstra atividades culturais e artisticas, relata apenas jogos farroupilhas.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto apresenta que o acesso as crianças, jovens e adultos, é de aproximar a comunidade desse ambiente cultural e ampliando os conhecimentos de aprender e dar seguimento ao legado historico e cultural do Rio Grande do Sul, o acesso será totalmente gratuido a todos que participar das atividades a serem desenvolvidas pela entidade.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto apresenta uma distribuição de valores comprometida com a realidade dos custos atuais, dados os relevantes custos envolvidos, e democratizando o uso dos recursos públicos. E o projeto impactará nas atividades culturais e artisiticas da entidade.
Investimento Local/Próprio - O projeto apresenta recursos proprios do proponente, 3 cartas de patrocinio com 100% do valor do projeto, compromissos de transporte dos alunos e grupos de dança do projeto para os eventos conforme relação em anexo da administração munipal.
Relevância: O projeto gtem grande importância para a comunidade em que esta inserido, tem participação de orgãos publicos municipais, tem objetivos metas e ações do plano estadual de cultura.
Oportunidade: O projeto tem planejamento, orçamento, tem metas, contempla plenamente a dimensão simbolica e econômica; na dimensão cidadã não apresenta detalhadamente a questão da inclusão e acessibilidade para os PCDs.
Viabilidade: O projeto apresenta bom historico em edição anterior, possui olanejamento logistico adequado, tem intenção de patrocinio com 100% do valor do projeto. Os recursos destinados ao financiamento das atividades serão de fato utilizados.
Porto Alegre, 16 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 23 de agosto de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo, que não estava presente neste dia, mas ficou responsável pela ata.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,69 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS