Processo nº 00445/2023
Parecer nº 650/2023 CEC/RS
Projeto “TURISTANDO A ARTE EM PORTO ALEGRE 1ª EDIÇÃO” .
O projeto pretende realizar uma tour educativa por diversos equipamentos culturais do Centro Histórico de Porto Alegre para 30 escolas da Rede Pública de ensino. A intensão de promover uma incursão educacional para alunos da Rede Pública deve ser saudado, porém o presente projeto não apresenta nenhuma carta de anuência de qualquer escola alvo, bem como de nehum equipamento cultural visado.
Também possui uma metodologia bastante incipiente, apenas citando a obra de Pedro Paulo Funari e Jaime Pinsky, vagamente, como fonte de inspiração e guia metodológico.
Sua dimensão simbólica fica extremamente prejudicada, bem como não é possível encontrar nenhuma inovação artística do projeto em relação a outros similares.
Na Dimensão Cidadã, não encontramos nenhuma iniciativa de inclusão, fora o aluguel de ônibus para o transporte de alunos, público alvo. Não há nenhuma citação a medidas de inclusão para necessidades especiais, nenhuma.
Na dimensão econômica, apenas são relacionados serviços essenciais, em coerência de valores, porém, insuficientes para atender as demandas propostas. A planilha deixa a forte impressão de ser apenas um instrumento básico que não inclui sequer ações pedagógicas essenciais para os objetivos e metas a serem alcançadas.
Acrediitamos que, com todas essas deficiências, ausências metodológicas e açoes incclusivas, ficam prejudicados os quesitos Relevância, Oportunidade e Viabilidade. Não há nenhuma referência a uma procura por carta de apoio do Conselho Municipal de Cultura ou dde qualquer empresa interessada em subsidiar o projeto.
Podemos considerar o projeto como muito deficiente, mais parecendo uma ideia do que um projeto consequente com os objetivos propostos.
Em conclusão, o projeto “TURISTANDO A ARTE EM PORTO ALEGRE 1ª EDIÇÃO” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 08 de setembro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 08 de setembro de 2023.
A Comissão Especial V de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Álvaro Santi, Anacarla Oliveira Flores, Ben Wilson Conceição Berardi, Sandro Giordani. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Ben Wilson Conceição Berardi que procedeu os devidos apontamentos para a ATA.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 2,17 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS