Processo nº 00612/2023
Parecer nº 968/2023 CEC/RS
Projeto “TRADIÇÃO E FUTURO – CTG RANCHO AMIGO – ANO I - 1ª EDIÇÃO - 2024” .
PARECER DA COMISSÃO 4 para a solicitação de Revisão de Nota para o Projeto TRADIÇAO E FUTURO - C TG RANCHO AMIGO ANO 1
Em reunião realizada no dia 16 de Outubro de 2023, com a presença dos 4 conselheiros , por decisão unanime decide INDEFERIR O RECURSO realizado pelo proponente, mantendo a nota de priorização de 4,39.
,
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4,5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1,5
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
5
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Viabilidade
Relevância
2,5
Oportunidade
Nota de Prioridade
4,39
Conclusão
O Projeto foi reavaliado pela comissão 4, formada por 04 Conselheiros Estaduais da Cultura, obtendo Nota de Prioridade 4,39
Após análise do pedido de recurso a nota de prioridade permanece 4,39.
Em conclusão, o projeto “TRADIÇÃO E FUTURO - CTG RANCHO AMIGO ANO 1,foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 309.914,00 (trezentos e nove mil novecentos e quatorze reais.) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Informe:
Sessão realizada dia 16 de outubro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Consuelo Vallandro Barbo,.
O projeto obteve a nota nota final de 4,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 690/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - O projeto apresenta que o tradicionalismo gera um legado cultural e faz a valorização e evidencia um movimento na qual o Centro de Tradições dão a importancia nesse processo buscando sua perpetuação como movimento artístico e cultural.
Originalidade e Inovação Estética - O projeto demonstra que o trabalho através da dança, poesia, música e do teatro que a enmtidade se propõe a manter viva a historia e a cultura gaucha como originalidade. E o desenvolvimento do projeto não apresenta inovação em relação a projetos similares, não tem proposta de carater inovador.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - Na pluralidade o projeto não apresenta meios de receber pessoas com deficiências, para participar das categorias Juvenil, Mirin, Pré-mirin, pois no processo de seleção (documento em anexo), apenas cita as idades que os participantes devem ter, e o numero de vagas para a formação dos grupos de dança. O projeto cita que a entidade tem acessos a cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, com rampas de acesso e portas adequadas para tal (retrirado do texto), mas o projeto não garante o acesso de PCDs e demais deficiênciasem participar dos grupos de dança em açoes concretas. Na inclusão o projeto assegura o desenvolvimento humano, a qualificação cultural e as ações entre as pessoas envolvidas que terão a oportunidade de aprender e dar seguimento ao legado historico e cultural.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto da a oportunidade de aproximar a comunidade desse ambiente cultural, para ampliar os conhecimentos a todos envolvidos. E o acesso dos jovens citados nas categorias para formar os grupos de dança será totalmente gratuito.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto apresenta uma planilha de custos que possibilide aplicar os recursos nos grupos de dança nas indumentarias, e em equipamentos que impactará nas demais atividades artísticas e culturais da entidade.
Investimento Local/Próprio - O projeto demonstra como receita de incentivos fiscais o apoio de patrocinador em 48,40% do valor total do projeto e tem a participação da prefeitura em despesas de viagem conforme documento em anexo, citando 9 viagens, por mais que não esta citada na planilha de financiamento do projeto, como receitas originárias de prefeitura.
Relevância: O projeto tem ações como importantes para que se construa uma sociedade cada vez melhor, assim se entende como um legado para a comundade local. O projeto não possui declaração de apoio do Conselho Municipal de Cultura, mas apresenta na metodologia um conteúdo programático e plano pedagógico em anexo onde serão realizados oficinas ofertadas aos alunos das escolas, com documento de anuência da Secretaria Municipal de Educação.
Oportunidade: O projeto pode ser priorizado pois a RF 9 e o segmento de Artes Cênicas - Dança -, como esta classificado o projeto, pode ser contemplado plenamente, e tem relação nos setores culturais. O projeto não contempla plenamente a dimensão simbolica e cidadã. Tem coerência em relação aos objetivos e metas. A metodologia e o plano orçamentario estão bem delineados.
Viabilidade: O projeto apresentado pelo proponente tem plena capacidade de execução, possui planejamento adequado, apresenta intenção de patrocínio incentivado, e tem proposta da participação da prefeitura em documento anexo em recursos de para realizar 09 viagens com os grupos da entidade proponente.
Em conclusão, o projeto “TRADIÇÃO E FUTURO – CTG RANCHO AMIGO – ANO I - 1ª EDIÇÃO - 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 309.914,00 (trezentos e nove mil e novecentos e quatorze reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 10 de setembro de 2023.
Sessão realizada dia 11 de setembro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,39 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS