Processo n.º 00462/2023
Parecer n.º 871/2023 CEC/RS
Projeto “OS GAUDÉRIOS EM “LATINO – DIVERSIDADE CULTURAL” 2024”.
PARECER DA COMISSÃO 4 PARA A SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DE NOTA PARA O PROJETO OS GAUDÉRIOS EM "LATINO" DIVERSIDADE 2024
Em reunião realizada no dia 04/10/2023, com a presença de 04 conselheiros, após a consideração do pedido de revisão, a Comissão de Avaliação 4 acatou parcialmente a solicitação de revisão, na originalidade e inovação estética, pluralidade, acessibilidade e inclusão e oportunidade, conforme tabela abaixo.
Tabela de avaliação ajustada após o recurso:
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
4,5
Pluralidade, acessibilidade e inclusão 2,5
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
4
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Viabilidade
Relevância
Oportunidade
Nota de Prioridade
4,47
Conclusão: o projeto foi reavaliado pela comissão 4, formada por 04 Conselheiros Estaduais da Cultura, obtendo nota de prioridade 4,47.
Após análise do pedido de recurso, a nota passa de 4,03 para 4,47.
Em conclusão, o projeto “OS GAUDÉRIOS EM “LATINO – DIVERSIDADE CULTURAL” 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 377.460,00 (trezentos e setenta e sete mil e quatrocentos e sessenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 04 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 04 de outubro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,47 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00462/2023
Parecer nº 595/2023 CEC/RS
Projeto “OS GAUDÉRIOS EM “LATINO – DIVERSIDADE CULTURAL” 2024” .
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - A cultura latinoamericana é tão rica quanto complexa, as particularidades diferenciam cada região, é definida com uma soma de ideologias, tradições, crenças e historias, onde podemos entender melhor de onde vem nossa cultura. A principal característica definidora da cultura é a sua diversidade, bem como as marcas dos povos nativos, e das culturas aborígenes que ainda hoje são visíveis. E podemos perceber diferenças culturais significativas entre os países vizinhos, e até mesmo dentro de cada região, como no Brasil.
Originalidade e Inovação Estética - Na originalidade o projeto traz a historia do Grupo através da dança folclorica, há mais de 40 anos, mostrando as diversas linguagens dos países latinoamericanos, em relação a projetos similares é de apresentação de dança em praça publica. Na Inovação Estética, tem fragilidade em sua descrição na metodologia que não esta em anexo quando as oficinas de dança gaúcha, e com as ações educativas complementares, das artes cênicas.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O projeto apresenta uma compreensão da produção Cultural que permite que as pessoas possam construir uma consciência crítica, as apresentações estão planejadas para serem realizadas nas ruas e praças das cidades, mas não apresenta um protagonismo no gênero e pessoas com deficiências, na acessibilidade garante o acesso de PCDs e pessoas com necessidades especiais, pois vai ter audiodescrição e tradução em libras, e espaços reservados nos locais do evento. Sobre a Inclusão nas apresentações não é citado a participação das diversidades, PCDs, como parte do processo criativo e de produção no desenvolvimento do projeto.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto apresenta no seu planejamento que as pessoas vão poder participar diretamente dos espetaculos pois vão ser realizados nas ruas e praças das cidades, como forma de inclusão sociocultural, e isto contribui na motivação e na autoestima das pessoas que estarão presentes as apresentações. Assim o projeto demostra uma gratuidade total na realização dos eventos.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto será realizado em quatro cidades diferentes e distancias diferentes, isto demonstra um planejamento aplicado ao tipo e porte dos eventos. O projeto não apresenta uma distribuição de valores adequados, pois tem uma variação de valores na produção 50,27%, e na parte artistica 26, 36% em relaçao ao valor total do projeto, a adminstrção tem 8,16% do projeto, a divulgação 7,97%, taxas 0,13% do total do projeto, um fornecedor tem um acumulo de 7 rubricas na planilha de custos com um total de 17,27% do valor total do projeto. OBS....Faço esta observação, o item 1.17 na planilha de custos (locação de cadeiras), poderia ser uma contra partida das prefeituras, isto o produtor pode observar para os proximos projetos, e assim ter um compromisso de apoio das administrações municipais no minimo para poder receber um projeto para as suas comunidades.
Investimento Local/Próprio - O projeto apresenta uma carta de interesse de patrocinio de um valor de 52,98% do total do projeto, como unica fonte de recursos de incentivos fiscais.
Relevância: O projeto que vai apresentar o evento em quatro cidades "Os Gaudérios em Latino - Diversidade Cultural 2024", pois vai ser apresentado ao publico algo que eles não conhecem ou não haviam tido a oportunidade de apreciar, este espétaculo é inedito para estas comunidades, e vai deixar um legado de conhecimento de cultura e folclore latinoamericano. Possui declaração de interesse dos Conselhos Municipais de Cultura das quatro cidades, e o projeto dialoga com o Plano Estadual de Cultura.
Oportunidade: A RF 2, tem condições de receber o projeto pois os municipios Bom Retiro do Sul, Doutor Ricardo, Marques de Sousa e Travesseiro, não receberam recursos da LIC no período de setembro de 2022 a Agosto de 2023. O projeto tem diferentes linguagens culturais. O projeto contempla plenamente a dimensão Simbolica; a dimensão Cidadã e Economica não são contempladas plenamente. Não há coerência e justificativas em relação aos objetivos e metas, pois nas metas e nos objetivos diz promover aprendizado através das oficinas de danças gaúchas, pois elas serão realizadas alguns meses depois, das apresentações do projeto "Os Gaudérios em Latino Diversidade Cultural 2024", após iniciarem as aulas nos municipios, não relacionam a carga horaria de cada oficina, do numemro de pessoas ou alunos que pode participar, da idade e das turmas, e numero de turmas participantes, há muita falta de informação no projeto para a realização das oficinas de dança gaúcha. Não há plano orçamentario do projeto bem delineado entre a questão de produção e parte artística.
Viabilidade: O projeto tem plena capacidade de execução pelo proponente pois o Grupo de Dança Folclorica tem uma belissima historia de 40 anos e sempre em atividade. Possui planejamento logístico adequado, apresenta intenção de patrocínio com um valor de 52,98% do total do projeto.
Porto Alegre, 26 de agosto de 2023.
Sessão realizada dia 30 de agosto de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,03 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS