Processo nº 00543/2023
Parecer nº 728/2023 CEC/RS
Projeto “SÃO JOÃO DO MONTENEGRO - 3ª EDIÇÃO - 2024” .
Dimensão Simbólica
Projeto ousado, por trazer um segmento cultural de outra região do país. Registre que estas datas juninas percorrem o país inteiro, se adaptando de região em região, no entanto, é fundamental, quando se trata de manifestação cultural preservar ao máximo suas caraterísticas no aspecto cultural, para isso é necessário elementos como pesquisa, pela complexidade da proposta requer também uma curadoria para o desenvolvimento do processo de transversalidade para que este produto cultural não seja absorvido por outras manifestações paralelas que pouco dialogam com a linguagem proposta.
Proposta inovadora e original, mas dedica a grande maioria dos recursos de incentivo a Cultura Estadual a shows musicais que pouco se relacionaram com o produto cultural proposto, a falta de informações mais profundas de como se dá a relação das atividades, com a linguagem proposta, trazem alguma inconsistência para análise do quesito.
Dimensão Cidadã
Não é possível encontrar diversidade étnica, nas atrações culturais propostas. Apresenta um bom planejamento de acessibilidade. Também não encontramos na equipe principal do Projeto diversidade étnica.
Atividades são realizadas em um parque municipal e não fica clara a gratuidade plena.
Dimensão Econômica
Os custos dos shows, em que pesa a realidade de mercado, poderiam ter uma maior valorização dos artistas locais e com o mesmo valor oferecer uma grade que contemplasse um maior número de artistas.
Não há outra fonte de recursos além das leis de incentivo.
Viabilidade
O histórico das edições anteriores são superficiais sem anexo que possam comprovar o discorrido no texto do projeto. A proposta apresenta intenção de patrocínio.
Relevância
Preenche plenamente o critério.
Oportunidade
O presente projeto tem previsão de realização na RF 1, região mais contemplada com projetos aprovados no ano em curso. O projeto Não contempla plenamente as dimensões, simbólica, cidadã e econômica.
Conclusões finais: O Projeto São joão de Montenegro se apresenta como um projeto ousado de grande custo e de planejamento complexo. Não podemos deixar de observar que ele acontece em duas leis de incentivo, tem um conjunto de atividades que exigem um planejamento perfeito. Também importante registrar que para um entendimento pleno são necessários mais anexos, um plano curatorial e um plano pedagógico sólido para que a análise da proposta tenha elementos para consolidar uma nota mais relevante
Em conclusão, o projeto “SÃO JOÃO DO MONTENEGRO - 3ª EDIÇÃO - 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 22 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 20 de setembro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,92 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada pelos integrantes da comissão com a abstenção de Douglas Barbosa Pinto de Moura. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS