Processo n.º 00626/2023
Parecer n.º 881/2023 CEC/RS
Projeto “PARA TODOS - GENERAL CAMARA EM ARTES 2024”.
PARECER DA COMISSÃO 4 PARA A SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DE NOTA PARA O PROJETO PARA TODOS - GENERAL CÂMARA EM ARTES
Em reunião realizada no dia 05/10/2023, com a presença de 05 conselheiros, após a consideração do pedido de revisão, a Comissão de Avaliação 4 acatou parcialmente a solicitação de revisão na Dimensão Econômica / Distribuição dos Valores conforme tabela abaixo.
Tabela de avaliação ajustada após o recurso:
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
4
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
Viabilidade
Relevância
Oportunidade
Nota de Prioridade
4,56
Conclusão
O Projeto foi reavaliado pela comissão 4, formada por 05 (cinco) Conselheiros Estaduais da Cultura, obtendo Nota de Prioridade 4,56.
Após análise do pedido de recurso, a nota passa de 4,47 para 4,56.
Em conclusão, o projeto “PARA TODOS - GENERAL CAMARA EM ARTES 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 264.880,00 (duzentos e sessenta e quatro mil e oitocentos e oitenta reais), solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 05 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 05 de outubro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,56 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Processo nº 00626/2023
Parecer nº 613/2023 CEC/RS
Projeto “PARA TODOS - GENERAL CAMARA EM ARTES 2024” .
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - O projeto apresenta uma descrição da cidade de General Câmara, é uma cidade do interior, a realização do projeto é uma proposta de um diálogo e uma troca de cultura, com atrações musicais nativistas e pop, dança gaúcha, circo, teatro infantil, teatro de bonecos, cultura açoriana e alemã, através de danças folcloricas, além do projeto ser realizado em praça publica, e no sítio histórico do distrito de Santo Amaro, e isto conectado a comunidade do presente com a ancestralidade dos primeiros imigrantes que chegaram no município.
Originalidade e Inovação Estética - O projeto demonstra ser em diferentes linguagens artísticas, será realizado em frente a centenária Igreja Matriz, e no distrito historico de Santo Amaro, isto demonstra que vai envolver a comunidade com o contexto historico presente em sua arquitetura e geografia, e promove uma identidade com um contexto artístico-cultural e desenvolve uma programação para a participação de toda a familia.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - A realização do projeto é uma programaçao multicultural e descentralizada, mas apresenta que ambos os lugares onde vai ser realizada a programação são acessíveis, terá acompanhamento por intérprete de libras, e terá transporte gratuito, mas não apresenta especificados como será o acesso de PCDs, e pessoas com deficiências, e não demonstra como parte do processo criativo e quem estará presente no papel de protagonismo, pois terá linguagens artísticas, na pluralidade e inclusão apenas atende parcialmente.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto vai ser realizado em praça publicae no distrito do interior do municipio, terá transporte gratuíto para a comunidade, principalmente para o deslocamento até o distrito historico de Santo Amaro, e proporciona uma programação cultural de qualidade, com acesso livre nos dois locais da realização do evento.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto tem uma distribuição em rubricas artistícas em um investimento de 53,91 %, do valor total do projeto, os valores aplicados em estrutura estão adequados ao tipo e porte do evento, os custos administrativos e divulgação, estão dentro do previsto para executar o projeto.
Investimento Local/Próprio - O projeto apresenta fonte de incentivos da prefeitura, em receitas originarias e orçadas em um total do projeto de 40,77%.
Relevância: O projeto tem uma importância para a comunidade, pois através dos objetivos específicos, promove um evento multicultural, envolve a historia, a arquitetura e a geografia da cidade em um contexto artístico-cultural, tem declaração de apoio do Conselho Municipal de Cultural e dialoga com o Plano Estadual de Cultura.
Oportunidade: O projeto apresenta diferentes linguagens, e na região funcional já foram priorizados projetos de artes integradas, não contempla a dimensão Cidadã, tem coerência em relaçao aos objetivos e metas no projeto, na metodologia e plano orçamentario estão bem delineados.
Viabilidade: O proponente tem plena capacidade de execução do projeto, possui planejamento logistico adequado, apresenta patrocinio da prefeitura em receitas originarias.
Em conclusão, o projeto “PARA TODOS - GENERAL CAMARA EM ARTES 2024” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 264.880,00 (duzentos e sessenta e quatro mil e oitocentos e oitenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 05 de setembro de 2023.
Sessão realizada dia 06 de setembro de 2023.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,47 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS