Processo nº 00637/2023
Parecer nº 636/2023 CEC/RS
Projeto “CIRCULAÇÃO DA PEÇA O ESPANTALHO 2024” .
O projeto ora analisado visa à circulação de espetáculo teatral pelo interior do estado.
Ato meritório e de se aplaudir.
Porém há alguns pontos a se considerar e aconselhar referente à proposta conforme segue: o referido projeto versa em circular espetáculo teatral solo/monólogo de artista com inegável trajetória nacional, como percebido ao longo da proposta o espetáculo foi inscrito sem ter sua estréia o que é perceptível no projeto, pois materiais complementares que viessem a impulsionar a proposta são faltantes como; não se tem um texto em anexo, tão pouco se sabe qual será a trilha, iluminação, cenário fatos estes que poderiam ter vindo em anexo mesmo que em esboços/rascunhos, isto dificulta a avaliação principalmente em dimensão simbólica, enfim um portfólio da obra como um todo mesmo que em construção.
O relator deve saber o que se esta avaliando. Quanto às questões orçamentárias, por mais que a proposta vise à contratação de serviços locais, atualmente não é difícil se conseguir orçamentos dos fornecedores como estadias, da mesma forma nas questões de mídias, todas as rubricas em “a definir”, compromete-se assim o entendimento da dimensão econômica.
Já quando se fala em formação através de oficinas é necessário a inclusão de plano pedagógico conforme Manual de Orientações.
Finalizo cumprimentando a proposta e que a mesma seja melhor estruturada assim a valorizar o artista, valorizar a arte do teatro sabendo que quem ganha com um projeto assim é as comunidades as quais venham a receber a obra.
Em conclusão, o projeto “CIRCULAÇÃO DA PEÇA O ESPANTALHO 2024” não foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal.
Porto Alegre, 25 de agosto de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 09 de setembro de 2023.
A Comissão Especial II de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Bruno Rosa do Nascimento, Douglas Barbosa Pinto de Moura, João Carlos Salgado de Los Santos, Jussara Prates dos Santos Girardi, Neimar Pires Rodrigues, Rubia Ana Mossi Frizzo. A reunião foi coordenada pela conselheira Jussara Prates dos Santos Girardi e teve, como secretário o conselheiro Bruno Rosa do Nascimento.
O projeto foi considerado não recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 3,94 pontos sugerida pelos integrantes da comissão com a abstenção de (Bruno Rosa do Nascimento. Lembrando que projetos com nota inferior a 4,00 não participam da priorização, podendo o proponente solicitar revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS