Processo nº 00607/2023
Parecer nº 677/2023 CEC/RS
Projeto “FESTIVAL REGIONAL DA RODA DE CARRETA - 1ª EDIÇÃO - 2023” .
Identificação
Projeto
FESTIVAL REGIONAL DA RODA DE CARRETA - 1 ª EDIÇÃO
Produtor Cultural
MARCIELE GOETZKE EDITORA CULTURAL E LITERARIA
CEPC
9800
Município
Pelotas RF 5
Data realização
16/12/2023 e 17/12/2023
Protocolo SPI
00607/2023
Segmento
Culturas Populares
Valor solicitado
R$ 91.000,00 (Noventa e um mil reais)
Nota de prioridade
4,00
Resumo do projeto
O 1º Festival Regional da Roda de Carreta é um projeto cultural idealizado pela produtora cultural Marciele Goetzke e o Parque Stone Land, visando resgatar a história da produção artesanal dessa comida típica no sul do Brasil e movimentar a rede de Economia Criativa na Serra dos Tapes. Originalmente feita a partir da mistura de farinha, água e graxa de ovelha, a receita surgiu para suprir a falta de pão dos viajantes, tropeiros e campeiros que, muitas vezes, não tinham instrumentos para fazer os alimentos. Hoje a Roda de Carreta é considerada uma iguaria campeira e faz sucesso no paladar dos gaúchos.
O Festival Regional da Roda de Carreta, trará uma programação diversificada em dois dias consecutivos de realização no Parque Stone Land na cidade de Pelotas/RS. A programação contará com a participação de grupos de dança nativistas de Pelotas e arredores, tocadores de gaita, banda musical pomerana, com exposição de produtos coloniais orgânicos da Serra dos Tapes, e oficinas gastronômicas, nestas as pessoas poderão literalmente colocar a mão na massa e preparar sua iguaria campeira.
No segundo dia, a atração principal será a competição da melhor receita gourmet, onde os jurados poderão degustar as Rodas de Carreta e premiá-las, e ainda serão produzidos e impressos, folhetos informativos promovendo o resgate histórico dessa tradição gastronômica. A divulgação e promoção da Feira será através de jornais regionais, rádio Atlântida e Grupo RBS (núcleo Pelotas). O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas e Secretaria Estadual do Turismo do RS.
Na cozinha das estâncias, centros de tradições gaúchas, de quilombos, nas casas de imigrantes europeus, nas tribos deste rincão pampeano, a roda de carreta é uma especialidade da culinária gaúcha sempre presente
Com a finalidade de promover a economia solidária da Serra dos Tapes, local onde o evento está inserido, serão expostos produtos da agricultura familiar e orgânicos oriundos da zona rural de vários municípios que a compõem onde o comprador poderá adquirir diretamente do produtor.
Projeto relevante e inovador, mas apresenta falhas metodológicas em sua construção e não detalhou questões de acessibilidade e diversidade. Conta com o apoio da Secretaria do Turismo do RS e da Prefeitura de Pelotas, mas não apresentou carta do conselho municipal. Cerca de 97% do orçamento do evento é oriundo da LIC e 27% do orçamento é destinado à divulgação. Parecer favorável.
Planilha de pontuação
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
Dimensão cidadã
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
1
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
Investimento local / próprio
1,5
Relevância
2,5
Oportunidade
Viabilidade
Nota de Prioridade
Conclusão
Em conclusão, o projeto “FESTIVAL REGIONAL DA RODA DE CARRETA - 1ª EDIÇÃO - 2023” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 91.000,00 (noventa e um mil reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 13 de setembro de 2023.
Aprovado por unanimidade pela Comissão 4.
*Art.6º da IN 05/20: “A planilha de custos do projeto deverá ser detalhada, com itens que expressem com clareza a natureza e a quantificação dos custos, observando o princípio da economicidade e atendendo às seguintes condições: §1º Somente serão aceitos itens de custos indispensáveis para a realização do objeto do projeto e passíveis de comprovação de exclusividade.”
Informe:
Sessão realizada dia 13 de setembro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,00 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS