Processo nº 00700/2023
Parecer nº 875/2023 CEC/RS
Projeto “ENCONTRO DOS CHURRASQUEIROS E FESTIVAL DO CHURRASCO - 5ª EDIÇÃO - 2024” .
PARECER DA COMISSÃO 4 PARA A SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DE NOTA PARA O PROJETO ENCONTRO DOS CHURRASQUEIROS E FESTIVAL DO CHURRASCO 5º EDIÇÃO - 2024
Em reunião realizada no dia 05/10/2023, com a presença de 05 conselheiros, após a consideração do pedido de revisão, a Comissão de Avaliação 4 acatou parcialmente a solicitação de revisão na Dimensão Econômica Distribuição dos Valores conforme tabela abaixo.
Tabela de avaliação ajustada após o recurso:
QUESITO
NOTA
Dimensão simbólica
4,5
3
Conceituação temática
2
Originalidade e inovação estética
1,5
Dimensão cidadã
4
Pluralidade, acessibilidade e inclusão
Democratização do acesso / gratuidade
Dimensão econômica
Distribuição dos valores
2,5
Investimento local / próprio
Viabilidade
Relevância
Oportunidade
5
Nota de Prioridade
4,11
Conclusão
O Projeto foi reavaliado pela comissão 4, formada por 05 (cinco) Conselheiros Estaduais da Cultura, obtendo Nota de Prioridade 4,11
Após análise do pedido de recurso a nota passa de 4,03 para 4,11.
Em conclusão, o projeto “ ENCONTRO DOS CHURRASQUEIROS E FESTIVAL DO CHURRASCO - 5ª EDIÇÃO - 2024 ” foi recomendado a concorrer aos recursos disponíveis na priorização mensal, de acordo com o valor de R$ 205.460,00 (duzentos e cinco mil e quatrocentos e sessenta reais) solicitado pelo proponente junto ao Sistema Integrado de Apoio e Fomento à Cultura.
Porto Alegre, 05 de outubro de 2023.
Informe:
Sessão realizada dia 05 de outubro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Consuelo Vallandro Barbo, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto obteve a nota nota final de 4.11 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade, tendo sido submetido à rodada de priorização de projetos no dia 19/10/23. De acordo com sua pontuação e os critérios de desempate, foi considerado não prioritário, retornando para arquivo.
Alessandra Carvalho da Motta
Presidente do CEC/RS
Parecer nº 609/2023 CEC/RS
Dimensão Simbólica:
Conceituação Temática - O churrasqueiro é uma figura muito importante, pois após um movimento micratório acometido pelo fenômeno do exodo rural, isto proporciona uma nova profissão a de Churrasqueiro, o evento tem o intuito de resgatar as tradições, costumes, crenças e valores dos antepassados, fazendo a população ter uma continuidade de seus aspectos sociais que compõem a arte e a diversidade, fazendo que o evento cultural contribua para o sentimento de pertencimento e que promove o orgulho e a valorização das tradições e expressões e a preservação ao longo do tempo.
Originalidade e Inovação Estética - Como originalidade o projeto apresenta a oportunidade da atividade econômica, que encontraram a de trabalhar em restaurantes e churrascarias, isto proporciona uma nova profissão a de churrasqueiro, mas como inovação estética o projeto é igual as demais edições de anos anteriores.
Dimensão Cidadã:
Pluralidade, Acessibilidade e Inclusão - O projeto na apresentação observa uma variação de pluralidade de ações como a "participação por alunos do municipio que retrararão a historia do churrasco e do churrasqueiro", mas não apresenta nos anexos um regulamento ou plano pedagogico se vai ser através de escolas ou da Secretaria de Educação, também não tem documentos de acordo com as entidades citadas em anexos com carta de cientes ou de apoio. Na metodologia e nos objetivos do projeto não aparece como vai ser desenvolvido a participação dos alunos para apresentarem seus trabalhos. Na acessibilidade o projeto garante plenamente o acesso de PCPs e pessoas com necessidades especiais, prevendo ações concretas de acesso às deficiências físicas, terão acompanhamentos de profissionais como coordenadores e psicologos. O projeto garante o serviço de ambulância para o pronto atendimento de urgência/emergência, esta incluido profissional de intérprete de libras ( mas na planilha de custos não apoarece a rubrica para o pagamento deste profissional), todos os espaços terão demarcações especiais em qualquer espaço que comprende o evento. Na inclusão o projeto não demonstra a participação dos diferentes gêneros, etnias e PCDs como parte do processo criativo e produção, apenas cita que as programações são diversificadas e atrativas para diferentes faixas etárias.
Democratização do Acesso / Gratuidade - O projeto apresenta uma democratização com acesso gratuito, pois vai ter aparticipação de produtores rurais, artesãos, atividades artísticas em praça publica e assim facilita o acesso a todos para poderem prestigiar todas as atividades que serão realizadas.
Dimensão Econômica:
Distribuição de Valores - O projeto desenvolve oportunidades para diversas atividades culturais e prestadores de serviço que estão adequados ao tipo e porte do evento. Apontamos umas disparidades de caches relacionados na planilha de custos nas rubricas (1.15, 1.16, 1.17, 1.18, 1.23, 1.24), em relação as demais atividades artísticas. O projeto tem um acúmulo de 7 rubricas para um mesmo fornecedor em um total de 22,46% do valor do projeto.
Investimento Local/Próprio - O projeto apresenta uma solicitação de financiamento a LIC, mas não tem carta de patrocinio direto ou carta de apoio, tem receitas originarias da prefeitura em um total de 24,86% do valor total do projeto.
Relevância: O projeto deixa um legado a comunidade, pois está valorizando um produto do município que através da atividade econômica encontraram uma valorização ao trabalho, que é uma atividade comun nas festas e passaram a investir em seus propríos empreendimentos. O projeto não possui declaração de apoio do Conselho Municipal de Cultura, e pelos príncipios, objetivos e ações tem o dialogo com o Plano Estadual de Cultura.
Oportunidade: Consideramos o projeto já priorizado ao longo do ano vigente em relação às diferentes linguagens e setores culturais da região de referencia 2, o projeto não contempla plenamente as dimensões simbolica, cidadã e economica, gtem coerência em relação as metas e objetivos, o plano orçamentario do projeto não esta bem delineado.
Viabilidade: O projeto tem edições anteriores e com bom historico, e o produtor tem plena capacidade e execução do projeto, possui planejamento logistico adequado, apresenta intenção de patrocinio através de receitas orgamentarias da prefeitura.
Porto Alegre, 04 de setembro de 2023.
Sessão realizada dia 05 de setembro de 2023.
A Comissão Especial IV de Avaliação de Projetos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul, reuniu-se, com a presença de Anderson Hartmann, Ivan Irineu Queiroz de Vasconcelos, Rejane Beatriz Verardo, Sergio Augusto Aenlhe Corrêa. A reunião foi coordenada pelo conselheiro Sergio Augusto Aenlhe Corrêa e teve como secretária a conselheira Rejane Beatriz Verardo.
O projeto foi considerado recomendado para concorrer aos recursos disponíveis, obtendo a nota de 4,03 pontos sugerida pelo(a) relator(a) e aprovada por unanimidade. Lembrando que o proponente pode solicitar o pedido de revisão da nota, conforme orientação do Pró-Cultura, ou aguardar que o projeto concorra aos recursos na rodada de priorização mensal.
Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul Departamento de Fomento Centro Administrativo do Estado: Av. Borges de Medeiros 1501, 10º andar - PORTO ALEGRE - RS